Home Destaques Aeronave brasileira carregada com drogas é abatida na Venezuela

Mais um avião carregado com entorpecentes foi abatido em menos de uma semana na América do Sul. Após o ataque a um jato venezuelano, que invadiu o espaço aéreo da Colômbia e acabou destruído no mar, desta vez um avião bimotor brasileiro foi derrubado a tiros nos céus da Venezuela. O fato aconteceu no último domingo (24/05), informou o Ministério de Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela (MRIJPV).

O avião brasileiro, um Embraer 820C Navajo, carregava mais de 300 tabletes de cocaína. Os dois ocupantes da aeronave, o piloto Klender Hideo de Paula Ida e o acompanhante Fernando César Silva da Graça, morreram na queda.

O bimotor com prefixo PT-RCN, segundo comunicado do MRIJPV, estava com a documentação em dia e caiu sobre o município de Ricaurte, no estado de Cojedes, na Venezuela.

Em coletiva de imprensa, autoridades venezuelanas informaram que a aeronave foi detectada pelos radares por volta das 19h45 de sábado (23/05), na região de Puerto Ayacucho, no sul da Venezuela e próximo ao estado brasileiro do Amazonas.

Torres de controle da Venezuela solicitaram identificação e ordenaram pouso ao avião, mas não obteve resposta. A aeronave pilotada pelos amazonenses ainda conseguiu despistar os dois caças F-16 da Força Aérea da Venezuela (FAV) que foram enviados ao seu encontro. De acordo com as autoridades locais, o mau tempo ajudou a esconder o Embraer das telas dos radares, que seria abatido somente quase três horas após os caças decolarem, por volta de 0h40 de domingo.

Com a queda, o EMB 820C ficou totalmente destruído, restando apenas destroços e restos de sua carga ilícita.

Deixe um comentário