Home Destaques Cidade de Goiás se prepara para receber as atrações culturais do Fica...

A Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima) organizou uma programação diversificada para o Festival de Cinema Ambiental (Fica 2015), na cidade de Goiás, desta terça-feira, dia 11, a 16 de agosto. O Espaço Secima vai funcionar no Quartel do Vinte, na Praça do Chafariz, e será palco para debates, exibições cinematográficas e uma série de atividades que colocam a sustentabilidade no centro das discussões.

Seminário
Na manhã do dia 12, haverá o  seminário O Cinema e a Produção Audiovisual como Componentes da Educação Ambiental, tendo como debatedores Rosa Berardo, Débora Torres, Ângelo Lima e Jacqueline Vieira. Os especialistas vão discutir as novas tecnologias de produção cinematográfica, voltadas para a conscientização e sensibilização da temática ambiental.

A programação conta ainda com a apresentação do filme DamNation, sobre grandes barragens e a segurança hídrica nos Estados Unidos, seguida de palestra sobre o Plano de Recursos Hídricos de Goiás. Outros filmes de grande repercussão no Fica de 2014 que voltam este ano para se relacionar com a realidade ambiental goiana são Waste África, que aborda o problema socioambiental do lixo; e o filme Dammed, sobre o paradigma moderno do desenvolvimento e da produção de energia elétrica por meio de grandes barragens e usinas nucleares, com debate sobre a geração de energia limpa.

Circuito nacional
Pelo segundo ano consecutivo, a Secima leva para o Fica os filmes do Circuito Tela Verde, uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que exibirá mais de 50 filmes e animações de caráter ambiental em mais de 1.300 salas em todo o País.

Olhares do Fica
A Secima inova ao promover a primeira exposição fotográfica coletiva do Festival. Para participar, qualquer pessoa pode publicar fotos da cidade de Goiás e dos eventos do Fica nas redes sociais (facebook e instagram) e inserir a hashtag #olharesdofica. Uma equipe da Secima vai imprimir as melhores fotos expor no Espaço Secima, Quartel do Vinte. No domingo, os autores das melhores fotos poderão retirá-las em formato impresso, gratuitamente.

Oficinas
A cineasta e produtora Débora Torres vai comandar a oficina de documentário ambiental de 13 a 15, no Quartel do Vinte. Destinada aos participantes do evento e à comunidade local, a oficina vai abordar desde os primeiros passos para a produção cinematográfica, passando pela estrutura do documentário, definição de tema e abordagem, formatos e custos, até a montagem e finalização. A formação é voltada àqueles que sempre tiveram vontade de produzir um vídeo, mas que não sabem como fazê-lo e também aqueles que já participaram de alguma produção e gostariam de obter mais informações para o próprio vídeo.
Para conferir a programação completa do Fica 2015, acesse a página oficial.

(Com Goiás Agora)

Goiás_Velho_-_Casa_do_Doce

 

Deixe um comentário