Home Editoriais Política Governadores atuam em bloco por mais recursos

Marconi Perillo propõe visita presidente do Senado, Renan Calheiros, para pedir o revigoramento da Comissão de Assuntos Federativos do Congresso Nacional

DA REDAÇÃO

O governador Marconi Perillo (PSDB) participou na sexta-feira (7) do 2º Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT). Marconi e os governadores Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Marcelo Miranda (TO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO) e o ministro-chefe de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, apresentaram e discutiram a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Com a presença do governador Confúcio Moura, o encontro também marcou a entrada de Rondônia no bloco. Marconi afirmou que a segunda reunião do Fórum teve avanços significativos para a sua consolidação. “Saímos do encontro com a estrutura do consórcio definida”, resumiu.

O governador de Goiás propôs a inclusão, na Carta de Cuiabá, de uma visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), com o objetivo de propor o revigoramento da Comissão de Assuntos Federativos do Congresso Nacional. “Estou muito entusiasmado com as propostas. Vamos concentrar os investimentos e as políticas e nos tornaremos o bloco mais competitivo do País”, afirmou.

O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado no último dia 3 de julho, em Goiânia, durante encontro dos governadores dos Estados do Centro-Oeste, mais o Tocantins, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Criado por sugestão do ministro Mangabeira Unger, ele manterá reuniões mensais até o fim de 2015. No primeiro encontro foram definidos os eixos estratégicos de atuação do bloco: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação tecnológica.

Força

O governador Marconi exaltou a força econômica do Brasil Central durante a coletiva de imprensa concedida pelos governadores membros. “Esse bloco é composto por Estados que têm muita semelhança física e econômica. Juntos, somos um gigante de produção e exportação. É o Brasil onde o PIB mais cresce”, disse Marconi. “Vamos investir na escolaridade, na agropecuária e na atração de investimentos. Estamos muito focados na criação desse modelo. O ministro Mangabeira tem andado pelo Brasil e  encontrado aqui no Brasil Central a região mais fértil para a criação desse movimento regional. Vamos andar unidos nos próximos quatro anos”, afirmou o governador.

Mangabeira Unger afirmou, durante a coletiva, que o Brasil Central é uma “revolução”, e que o governo federal apoia o movimento. “O Brasil Central é a região que mais cresce, é onde as políticas de desenvolvimento têm dado certo”, afirmou. Em seu pronunciamento, durante a reunião, o ministro frisou que a “principal obra do Brasil Central é colocar todo o Brasil para andar”. O governador anfitrião, Pedro Taques, disse que a formação do bloco vai fortalecer os Estados que integram do Brasil Central. “Encontrar nossas potencialidades e dificuldades e termos uma ação conjunta. É um movimento para fortalecer os Estados que fazem parte desse bloco”.

Políticas públicas para captar recursos

A criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central será responsável por criar políticas públicas, reunir recursos dos Estados membros, captar recursos no governo federal e fortalecer a atuação política do Centro-Oeste, detalharam os governadores durante seus pronunciamentos.  O consórcio terá seu escritório-sede em Brasília, onde concentrará uma estrutura enxuta de administração.

Em Cuiabá, os Estados buscaram alternativas de financiamento para o Consórcio e discutiram como funcionará a estrutura e a composição do órgão supra-estadual. Com esse modelo, o bloco tem como objetivo orientar e financiar as políticas de desenvolvimento da região. Além disso, os participantes querem dar força e rumo à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O secretário de Planejamento do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, falou sobre a criação do modelo: “Continuamos avançando na consolidação do bloco. É positivo ver que uma ideia plantada em Goiânia está se ramificando pelos estados do Brasil.”

O Fórum de Governadores do Brasil Central estabeleceu uma agenda positiva para o bloco, que vai atuar na logística, na agropecuária, na industrialização e em políticas vanguardistas na Educação. Em Cuiabá, os governadores também acertaram que o turismo ecológico e a aviação regional farão parte a agenda positiva do grupo. A próxima reunião do Fórum do Brasil Central será dia 11 de setembro em Palmas, no Tocantins.

Deixe um comentário