Home Destaques Mais de cinco mil pessoas são atendidas no Prefeitura nos Bairros no...

O programa Prefeitura nos Bairros, realizado no último dia 03 no Jardim Alvorada, contou com a participação de mais de cinco mil pessoas da região que foram em busca de diversos atendimentos e também de atividades de lazer. A estrutura foi montada no Centro Unificado de Artes e Cultura de Anápolis (CEU) com ações nas áreas de saúde, cultura, entretenimento, oficinas de artesanato, confecção de documentos e muitos outros.

O evento contou com as presenças do prefeito João Gomes, além de vereadores, secretários e diretores. Participaram da ação todas as secretarias municipais, Procuradoria Geral do Município, Procon, Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) e Rápido. O trabalho conjunto integrou também serviços de infraestrutura urbana como troca de lâmpadas e outros reparos na rede de iluminação pública, tapa-buracos, limpeza de ruas, poda e roçagem, além da entrega de escrituras, foram beneficiados 35 pessoas.

A agente de saúde Josilene Maria da Costa aproveitou o serviços na área da saúde oferecidos pelo programa. “É uma grande iniciativa da Prefeitura de Anápolis, aqui consigo diversos atendimentos em um único local. Estão todos de parabéns. Muito bom ter sido realizado aqui, perto da minha casa”, afirmou.

A costureira Fernanda Maciel também compareceu ao evento e optou pelas oficinas de cursos profissionalizantes. Segundo ela, é importante estar sempre aperfeiçoando e principalmente aprender coisas novas. “Além disso, o que aprender aqui posso utilizar para ganhar um dinheiro extra com a venda de artesanato”, afirmou.

Segundo o prefeito João Gomes a ideia é garantir que todas as regiões da cidade sejam beneficiadas com o programa. O objetivo é fazer com que a administração municipal fique mais próxima dos moradores de Anápolis. “Realizamos essa edição aqui no Jardim Alvorada disponibilizando mais de 80 serviços em diversas áreas. É um programa importante que leva mais benefícios à comunidade. Precisamos continuar com essas ações que envolvem toda a cidade para que possamos melhorar e fazer com que a Prefeitura chegue mais perto do cidadão e ofereça serviços cada vez melhores”, finalizou.

Serviços oferecidos

Os moradores do Jardim Alvorada e região puderam contar com uma unidade do Rápido Itinerante, que ofereceu serviços relacionados à Secretaria de Governo, como emissão de certidão negativa de pessoa física e jurídica, dentre outros. A equipe do Procon também disponibilizou orientação sobre os direitos do consumidor e assessoria jurídica à população.

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu diversas ações nas áreas de saúde bucal e exames. Ainda aconteceram orientações sobre como prevenir algumas doenças, distribuição de preservativos, vacinação contra a poliomelite e o atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A inclusão digital ficou por conta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com jogos pedagógicos de ciências, exposição da robótica livre e telescópios, e ações do Centro de Recondicionamento de Computadores.

As equipes do Desenvolvimento Social também estiveram nas ruas da região, antes do evento, realizando uma triagem do Anápolis sem Miséria para verificar a situação das famílias, cadastrá-las e dar encaminhamento correto para os mais de 70 programas oferecidos, conforme a necessidade de cada uma. No sábado, a Secretaria realizou ações de integração e inserção, como atendimento do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e da Diretoria da Mulher, cadastramento e encaminhamento aos programas sociais e informações sobre cursos profissionalizantes. Também foi levada ao evento uma brinquedoteca do Bolsa Família, além de atividades como oficinas de pintura de rosto, artesanato, limpeza de pele e corte de cabelo.

Por meio da Diretoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi realizada exposição sobre a horta piramidal e os benefícios de ter uma horta em casa. Também aconteceu a divulgação do curso de segurança alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos.

Ações de lazer e entretenimento, envolvendo as secretarias de Cultura, Esportes e Educação, foram oferecidas para as crianças. Aconteceram apresentações culturais e oficinas de circo, desenho livre e de grafite, além de atrações como piscina de bolinhas, castelo inflável, cama elástica, pingue-pongue, pebolim, xadrez gigante, futebol de sabão e outras brincadeiras. Para animar ainda mais o evento foram realizadas diversas apresentações musicais e teatrais. Jogos de futsal, futebol e voleibol incrementaram a programação. A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda realizou inscrições e orientações sobre os cursos do Programa Qualificar e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Os moradores tiveram ainda atendimento na área da segurança, por meio da Assessoria Especial de Segurança Pública Municipal, com urna para coleta de reivindicações e denúncias que serão encaminhadas às polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e outros, em casos específicos. Os moradores também foram orientados sobre medidas preventivas e informativas relativas à problemática do uso de drogas.

(Com Prefeitura de Anápolis)

Deixe um comentário