Home Destaques Marconi Perillo inicia nesta sexta-feira missão comercial à Europa

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), inicia nesta sexta-feira (16/10), em Madrid, a agenda de trabalho da missão comercial do Governo de Goiás à Europa. Marconi e a comitiva embarcam para o continente europeu na noite desta quarta-feira (14/10) e têm compromissos na Espanha, na Alemanha, Bélgica e Holanda. De acordo com o governo, ele estará de volta ao Estado no próximo dia 29, sendo que durante este tempo o vice-governador José Eliton assume o comando do Poder Executivo.

Segundo a agenda divulgada, o governador participará dos Seminários de Negócios em Madrid (Espanha), Berlim  (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda), ocasião em que Marconi apresentará os números e potencialidades da economia de Goiás. Em Madrid e Bruxelas, Marconi promoverá reuniões do Projeto Andorinhas, que tem como objetivo orientar o trabalhador goiano residente no exterior a planejar sua vida financeira, por meio da oferta de cursos, assessoria para abertura de micro e pequenas empresas, orientação para obtenção de crédito, entre outras ações.
O governador vai fazer das reuniões do Projeto Andorinhas agenda obrigatória das missões oficiais do Governo de Goiás no exterior. Outra novidade da Missão Europa é que, pela primeira vez, a comitiva de integrantes do governo, representantes de universidades e empresários atuará em frentes distintas e simultâneas de trabalho. Ele vai concentrar sua agenda nas reuniões em embaixadas, ministérios e outros órgãos públicos. Os auxiliares que integram a comitiva representarão Marconi nas atividades simultâneas.
No dia 23 de outubro, em Bruxelas, o governador recebe a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica, um dos principais títulos concedidos pelo rei Philippe Leopoldo Luís Maria a estrangeiros e belgas, pelos serviços prestados àquele país europeu. Um dia antes, Marconi e comitiva visitam os portos belgas de Liège e da Antuérpia, que têm interesse em ampliar a entrada da produção goiana destinada ao mercado consumidor europeu – atualmente, a principal porta de entrada é Roterdã, na Holanda.
Acompanham o governador a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; e o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), William O’Dwyer.

Deixe um comentário