Home Editoriais Política Governador Marconi inicia missão na Europa

No dia 23, em Bruxelas, o governador Marconi Perillo receberá a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica, um dos principais títulos concedidos pelo rei Philippe Leopoldo Luís

 JOÃO AQUINO

Especial para o JE

 

O governador Marconi Perillo (PSDB) abriu na sexta-feira (16), em Madrid, a agenda de trabalho da missão comercial do Governo de Goiás à Europa. Marconi e comitiva embarcaram para o continente europeu na quarta-feira (14) e têm compromissos na Espanha, na Alemanha, na Bélgica e na Holanda. O governador estará de volta ao Brasil no próximo dia 29. Durante a viagem, o vice-governador José Eliton (PSDB) assume o comando do Poder Executivo.

Entre os destaques da agenda do governador Marconi Perillo na Europa estão os Seminários de Negócios em Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda), ocasião em que o chefe do executivo goiano apresentará os números e potencialidades da economia de Goiás. Em Madrid e Bruxelas ele promoverá reuniões do Projeto Andorinhas, que tem como objetivo orientar o trabalhador goiano residente no exterior a planejar sua vida financeira, por meio da oferta de cursos, assessoria para abertura de micro e pequenas empresas, orientação para obtenção de crédito, entre outras ações.

O governador fará das reuniões do Projeto Andorinhas agenda obrigatória das missões oficiais do Governo de Goiás no exterior. Outra novidade da Missão Europa é que, pela primeira vez, a comitiva de integrantes do governo, representantes de universidades e empresários atuará em frentes distintas e simultâneas de trabalho. Ele vai concentrar sua agenda nas reuniões em embaixadas, ministérios e outros órgãos públicos. Os auxiliares que integram a comitiva representarão Marconi nas atividades simultâneas.

No dia 23 de outubro, em Bruxelas, o governador Marconi Perillo receberá a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica, um dos principais títulos concedidos pelo rei Philippe Leopoldo Luís Maria a estrangeiros e belgas, pelos serviços prestados àquele país europeu. Um dia antes, Marconi e comitiva visitam os portos belgas de Liège e da Antuérpia, que têm interesse em ampliar a entrada da produção goiana destinada ao mercado consumidor europeu – atualmente, a principal porta de entrada é Roterdã, na Holanda.

Acompanham o governador a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; e o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), William O’Dwyer.

O prefeito de Anápolis, João Gomes (PT), participará de parte da Missão Europa, com o intuito de mostrar as potencialidades e vantagens estratégicas da cidade, visando atrair investimentos que poderão ser instalados no Daia 2, onde haverá estrutura para receber grandes empreendimentos industriais, comerciais e tecnológicos. O prefeito João Gomes encaminhou pedido de licença à Câmara Municipal de Anápolis para ausentar-se da cidade por 17 dias, transferindo o cargo ao presidente do Legislativo, vereador Lisieux José Borges (PT).

Deixe um comentário