Home Editoriais Política João Gomes fala em confiança ao transferir cargo

Prefeito de Anápolis segue em missão para Europa chefiada por Marconi Perillo, quando irá buscar investidores para cidade: Lisieux José Borges assume Prefeitura, Amilton Filho substitui presidente da Câmara

 

ORISVALDO PIRES

O respeito e a confiança entre poderes foi a tônica dos discursos do prefeito licenciado, João Batista Gomes (PT) e do prefeito interino, Lisieux José Borges (PT), durante cerimônia de transferência de cargo realizada no final da tarde desta sexta-feira (16), no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo. João Gomes integra comitiva liderada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) que realiza viagem de trabalho à Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda, de 17 a 29 de outubro, com intuito de buscar investimentos para o estado de Goiás. A primeira-dama, Lucimar Gomes, acompanha o prefeito. Lisieux Borges permanece como prefeito interino por 17 dias, ou seja, até o dia 2 de novembro. No dia seguinte, 3, João Gomes reassume o cargo.

O primeiro ato das formalidades desencadeadas a partir do pedido de licença do prefeito João Gomes, votado e aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária na quinta-feira (15), aconteceu no gabinete da Presidência da Câmara Municipal, às 16 horas, quando foi oficializada a licença de Lisieux Borges da presidência e empossado como presidente interino o 1º vice, Amilton Batista de Faria Filho (SD). O novo presidente fica no cargo pelo mesmo período: 17 de outubro a 2 de novembro. A sessão solene teve duração aproximada de quarenta minutos. Contou com a presença dos vereadores Jakson Charles (PSB), Wederson Lopes (PSC), Alfredo Landim (PT), Pedro Mariano (PP), Éber Mamede (PT) e Geli Sanches (PT). Além de diretores do Legislativo, participaram o secretário parlamentar, Luiz Lacerda, e o ex-vereador Amilton Batista de Faria.

Na segunda-feira (19), Amilton Filho já preside sua primeira sessão ordinária como interino. No discurso de posse, disse que no período em que fica à frente da mesa diretora, vai cumprir “intransigentemente” o regimento interno e dar sequência ao trabalho coordenado por Lisieux Borges. “Não haverá qualquer prejuízo aos trabalhos. Espero corresponder às expectativas de todos. Vou trabalhar para defender e colaborar com os demais vereadores, servidores desta Casa e com a população em geral”. Segundo ele, o desejo é trabalhar de forma harmônica e democrática, “para que, em 3 de novembro, devolvamos o bastão tendo orgulho do que fizemos”.

Lisieux José Borges disse que este momento histórico da política administrativa do município demonstra o compromisso que a Câmara Municipal tem com o povo. “Agradecemos à confiança que o prefeito João Gomes concede a esta Casa. Vamos procurar cumprir à risca nosso dever. Serão 17 dias de muita luta, trabalho e serviço prestado à população”, disse. Pedro Mariano ressaltou que o apoio que os vereadores dão a Lisieux José Borges como presidente do Legislativo, também será dado em sua condição de prefeito interino. Após a cerimônia, todos se deslocaram à pé ao Centro Administrativo, para a transmissão de cargo da prefeito.

O gabinete do chefe do Executivo ficou pequeno para acomodar a todos que buscaram prestigiar a cerimônia de transmissão de cargo. Presentes secretários municipais, vereadores, diretores da Prefeitura e da Câmara, servidores e representantes de segmentos populares da sociedade. João Gomes disse inicialmente que o pedido de licença solicitado à Câmara Municipal, além de atender a um preceito legal, foi feito como forma de demonstrar o respeito, confiança e a boa relação com o Poder Legislativo. “Por meio do presidente Lisieux Borges, demonstramos a confiança a todos os vereadores. A cidade não fica desguarnecida com minha ausência nesta missão de trabalho. Anápolis tem pessoas em condições de assumir”, disse.

João Gomes mostrou-se otimista com os projetos que pretende apresentar e discutir nos encontros com empresários e potenciais investidores na Europa. Um dos focos principais é a viabilização de pelo menos mais dois distritos industriais: 2 e 3. O prefeito também vai levar aos potenciais investidores informações suficientes para mostrar que a cidade possui um dos maiores polos industriais do país, o maior da região Centro-Oeste, e que é sede de grupos multinacionais poderosos nos segmentos da indústria farmacêutica e automobilística.O prefeito licenciado revelou que algumas empresas já demonstraram interesse de participar deste projeto. Segundo ele, a expectativa é que ainda em novembro uma das empresas deve assinar contrato para se instalar em Anápolis. Ao final da cerimônia, o prefeito interino, Lisieux Borges, disse que neste período dedicará total fidelidade ao projeto administrativo que está em andamento. “Tenho certeza que o prefeito João Gomes vai trazer soluções para que Anápolis amplie seu ritmo de crescimento. Ele sabe que pode contar conosco, quanto voltar a casa continua em ordem”, concluiu.

Sessão ordinária

O presidente interino do Legislativo, Amilton Filho, informou durante a transferência de cargo que, na segunda-feira (19), os presidentes das Câmaras de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB) e de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha Melo (PMDB), fazem visita de cortesia à Câmara Municipal de Anápolis. Por volta das 9 horas serão recebidos no gabinete da presidência para um café da manhã e, em seguida, acompanham a sessão ordinária. Ambos devem utilizar espaço no pequeno expediente para uma saudação aos vereadores.

 

 

Deixe um comentário