Home Últimas Notícias Festa literária de Pirenópolis chega à 7ª edição esta semana

Escritora e jornalista ítalo-brasileira Marina Colasanti

Escritora e jornalista ítalo-brasileira Marina Colasanti

Pirenópolis receberá leitores de todas as idades para a sétima edição da Flipiri, festa literária da cidade. O evento, que tem como objetivo incentivar a leitura, ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. A entrada é gratuita.

A Flipiri reunirá escritores, especialistas e artistas de todo o País para a troca de experiências na formação crítica de leitores, mediação lúdica da leitura, bem como estratégias voltadas à ampliação do acesso ao livro, doação de acervos para comunidades, promoção e desenvolvimento do mercado livreiro. O encontro literário envolverá as 11 escolas públicas e particulares da cidade, além de outras dez situadas nos povoados vizinhos e na zona rural. São cinco mil alunos e 260 professores.

Neste ano, a festa homenageia o centenário de quatro escritores goianos: José J. Veiga (2 de fevereiro de 1915), considerado um dos maiores autores do realismo fantástico em língua portuguesa; Eli Brasiliense (18 de abril de 1915), escritor, filólogo, romancista e ensaísta; Bernardo Élis (15 de novembro de 1915), advogado, professor, poeta, contista, romancista, além de primeiro e único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras; e Carmo Bernardes da Costa (2 de dezembro de 1915), membro da Academia Goiana de Letras considerado um mestre da literatura regionalista.

Como nas edições anteriores, a Flipiri terá duas frentes: a aberta ao público, através da qual são oferecidos seminários, palestras, workshops, contações de histórias, saraus, oficinas, mesas de debate sobre literatura, música e teatro, atividades gratuitas, e a itinerante. Nesta, escritores ligados à Casa de Autores visitam as escolas na cidade e nas áreas rurais para conversar com os alunos e despertar o gosto pela leitura. Junto com o autor, segue também um acervo de livros que são doados às bibliotecas escolares. Desde a primeira edição, 160 autores já participaram das itinerâncias, visitando as unidades de ensino e doando livros.

Encontro Flipiri de Ilustradores
A programação da festa literária conta com um importante evento paralelo: em sua terceira edição, o Encontro Flipiri de Ilustradores destaca a importância da ilustração nas histórias, por formar, juntamente com a linguagem verbal, uma ideia completa para a percepção e o entendimento da leitura.

Nesses seis anos, o evento já contabilizou mais de R$ 180 mil em doações de livros e teve 30 mil visitantes, média de cinco mil por ano.

Convidados
Affonso Romano de Sant’Anna

Nas décadas de 1950 e 1960 participou de movimentos de vanguarda poética. Em 1961 diplomou-se em Letras Neolatinas, na atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1965 lecionou na Califórnia (Universidade de Los Angeles – UCLA), e em 1968 participou do Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa, que agrupou 40 escritores de todo o mundo.

Ministrou cursos na Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal e França. Durante os anos de 1990-1996 foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, onde desenvolveu grandes ações de incentivo à leitura, como o Sistema Nacional de Bibliotecas. Foi cronista do Jornal do Brasil (1984-1988) e do jornal O Globo até 2005. Atualmente escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Brasiliense.

Marina Colasanti
Escritora e jornalista ítalo-brasileira nascida na então colônia italiana da Eritreia. Viveu sua infância na Líbia e então voltou à Itália onde viveu onze anos. Emigra para o Brasil em 1948 com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. No Brasil estudou Belas-Artes e trabalhou como jornalista, tendo ainda traduzido importantes textos da Literatura italiana.

Como escritora, publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seu livro de contos Uma ideia toda azul recebeu o prêmio O Melhor para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Passageira em trânsito.

Veja a programação completa aqui.

Deixe um comentário