Home Destaques Chegada de nova fábrica movimenta a economia em Goiás

10-11-2015-heineken-6

Mais um grande salto na industrialização, movimentando a economia do Estado, foi anunciado pelo Governo de Goiás. A Heineken Brasil vai investir R$ 650 milhões na construção de uma nova fábrica em Itumbiara. De acordo com o presidente da companhia, Didier Debrosse, corresponde ao maior investimento da empresa no País, que possui seis fábricas em outros estados e investirá R$ 1 bilhão até 2018, somado o valor no Estado e na ampliação das unidades em São Paulo e no Paraná.

A importância das missões
O governador Marconi Perillo, em missão comercial pela Europa, visitou há 20 dias a sede da empresa em Amsterdã, na Holanda, formalizando o convite para que a indústria se instalasse em Goiás. Dois dias depois a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, já tinha a resposta de que a Heineken seria instalada no Estado. Marconi ressalta a importância das missões internacionais para a divulgação e atração de investimentos. “Este é um resultado concreto. É preciso apresentar, falar do nosso mercado consumidor”, reforça o governador.

Geração de emprego e renda
Para o governador Marconi Perillo a Heineken Brasil chega em Goiás como uma empresa importantíssima para a geração de emprego e renda para a população. “A instalação da cervejaria proporcionará também a atração de fornecedores e capacitação da força de trabalho goiana”, reforça. “A Heineken não trará para Goiás só benefícios econômicos, mas sociais, e também para construção civil, setor imobiliário, educação, geração de empregos”, afirma Debrosse .

A holandesa é a 3ª maior cervejaria do mundo, e foi criada há 150 anos. Opera 165 cervejarias em mais de 70 países. A fábrica de Itumbiara, deve começar a produzir em 2018, com capacidade de 3,5 milhões de hectolitros por ano. A unidade será inaugurada em praticamente dois anos. O foco inicial de produção será nas marcas Heineken, Kaiser, Radler, Sol Premiun, Bavaria e Desperados.

Produção
A Heineken chegou ao Brasil em 2010 e tem fábricas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA) e Pacatuba (CE), com produção de 19 milhões de hectolitros por ano. A meta é produzir 25 milhões de hectolitros em 2018, com os investimentos anunciados em Goiás. Desde que chegou ao Brasil, este será o maior investimento que a empresa. A fábrica de Itumbiara vai contribuir com 3,6 milhões de hectolitros/ano. Atenderá principalmente os mercados das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Minas Gerais, além de complementar os demais mercados.

Cervejaria verde
Heineken 4O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de cerveja. Consome cerca de 210 mililitros de cerveja per capita/dia. A fábrica em Goiás será construida numa área de 870 mil metros quadrados, a cerca de 15 quilômetros do Centro de Itumbiara, ocupando apenas 40% do terreno, preservando a área verde. A Heineken afirma ainda que todas as medidas de última geração serão adotadas para causar o mínimo possível de impacto ambiental. Chega a Goiás com índices de referência mundial no consumo de água, energia elétrica e térmica.

Sustentabilidade é princípio fundamental para a companhia desde o início das operações. Pelo quinto ano consecutivo, a Heineken Brasil apresenta relatório de sustentabilidade destacando os resultados de das práticas de desempenho social, econômico e ambiental. Os destaques do anuário são redução 8% no consumo de água, 10,6% em emissões de CO2 e 3% de gasto energético.

Itumbiara
12.11.2015 itumbiara 2Localizado no Sul goiano, Na divisa com Minas Gerais, Itumbiara, na Região Sul do Estado, é o portal de entrada de Goiás, e também o maior exportador entre os municípios goianos. Devido à localização (próxima a Minas Gerais e São Paulo), o escoamento da produção agrícola do Sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste é garantido. Razão que faz do município um dos mais competitivos do Estado. Esse é também o principal fator de contribuição para a produção, expansão e instalação de novas agroindústrias no Distrito Agroindustrial de Itumbiara (Diagri), o que favorece o crescimento e desenvolvimento da economia local.

Itumbiara destaca-se na área industrial goiana. A indústria responde por grande parte da economia do município e vem ganhando espaço nos últimos anos. Há destaque para diversos produtos, como derivados do milho, da soja, do algodão e do leite. Entretanto, o principal motor econômico industrial é nos ramos de metalúrgicas, calçados, têxtil, mecânico e alimentação.

(Com Goiás Agora)

Deixe um comentário