Home Últimas Notícias Período de solicitação de vagas na rede estadual começa hoje

Matriculas
A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) abre nesta quinta-feira (26/11) período de solicitação de vagas para alunos novatos da rede estadual de ensino. O prazo segue até o dia 29 de dezembro. Estudantes vindos de outras redes de ensino, outros estados ou que não conseguiram renovar a matrícula a tempo poderão participar.
A solicitação deve ser feita pelo Disque-matrícula 0800 645 6556, ou acessando o site. O interessado deve definir três opções de escolas e ter em mãos os seguintes documentos: CPF da mãe, nome completo e data de nascimento do aluno, curso, ano e turno desejados, além do telefone e e-mail para contato. Não participam do processo escolas conveniadas e colégios militares.
Segundo a Seduce, o sistema não leva em conta a data em que foi feita a solicitação, mas a sequência de escolas informada no ato do pedido e a disponibilidade de vagas em cada unidade. Embora não seja garantida ao aluno a vaga na primeira opção, o histórico da matrícula na rede estadual mostra que de 94% a 97% dos alunos são alocados na primeira opção apresentada, conforme, ainda, outros fatores, como a proximidade da residência ou presença de irmãos na escola.
Entre os dias 6 e 7 de janeiro, os alunos poderão conferir no sistema em qual escola foi alocado. A confirmação e efetivação da matrícula devem ocorrer nos dias 13 e 14 de janeiro. É importante ressaltar que no dia 22 do mesmo mês ocorre o processo de manutenção de matrícula, ou seja, período para fazer ajustes no cadastro de alunos, organizar salas e turmas e até matricular aqueles que perderam o prazo.
Para efetivar a matrícula de alunos que vão ingressar na escola pela primeira vez, os pais devem observar que a idade mínima é de seis anos completos no primeiro dia letivo de 2015, que será 20 de janeiro. Os pais de alunos que não completarem seis anos até essa data, mas que concluíram a pré-escola, deverão aguardar o encerramento do período de matrícula informatizada e procurar a unidade educacional de interesse para exigir o ingresso do aluno na rede.

Deixe um comentário