Home Editoriais Cidades Jakson fala que Urban não tem “compromisso social”

 

Jakson Charles 04,05,15 (2)

Diretor Humberto El Zayek diz que gerenciamento do sistema de transporte é feito pela CMTT e a Urban não tem autonomia para tirar ônibus das linhas para outra atividade

MARCOS VIEIRA

O vereador Jakson Charles (PSB) disse na tribuna da Câmara Municipal, nessa última semana, que a empresa Urban, concessionária do transporte coletivo, não possui compromisso social com Anápolis. A indignação do vereador surgiu a partir de uma negativa da empresa a um pedido feito pelo Conselho das Associações de Moradores de Anápolis (Conama).

Segundo Jakson Charles, o Conama solicitou aos diretores da Urban a liberação de ônibus para cortejo fúnebre de pessoas de baixa renda, o que foi negado. Em alguns bairros da periferia, quando os parentes do falecido não possuem veículo para acompanhar o cortejo até o cemitério, a associação de moradores costuma pedir a cessão de um ônibus para o translado à concessionária do transporte coletivo.

“Qual o compromisso dessa empresa com a cidade de Anápolis? Trata-se de uma questão social”, discursou Jakson na tribuna da Câmara. O vereador informou que a Urban respondeu ao Conama que para realizar esse tipo de serviço, a prefeitura teria que realizar uma licitação.

O vereador também afirmou estar decepcionado com o serviço prestado pela Urban em Anápolis. Jakson explicou que tem acompanhado a linha do Bairro da Lapa e que da última vez que esteve no local, o ônibus das 10h estava atrasando muito. “Fiquei até 11h10 e o veículo não tinha passado no ponto. Isso tem acontecido com muita frequência”.

Jakson afirmou que não existe um canal direto da população com a empresa. Ele prometeu fiscalização diária do trabalho da concessionária que há 90 dias assumiu o transporte coletivo em Anápolis. “Vou pedir à CMTT a relação do inventário dos ônibus. Quero saber se os veículos que estão em linha são aqueles que constam no contrato”, comentou o vereador.

Resposta

A reportagem conversou por telefone com o diretor de Operações da Urban, Humberto El Zayek, na tarde de quinta-feira (18). Ele explicou que o sistema de transporte coletivo de Anápolis foi alterado a partir da assinatura do novo contrato, e isso implica que a Urban opera, mas não faz o gerenciamento do sistema. “Essa atribuição é da CMTT”, frisou El Zayek.

“Não é da alçada da Urban tirar um carro de uma linha para atender outra demanda que não seja a estabelecida em contrato”, completou o diretor. Segundo ele, são 190 veículos operando em 115 linhas com itinerários e horários estabelecidos.

Humberto El Zayek falou ainda que foi convidado para uma reunião no Bairro da Lapa para discutir o transporte coletivo, mas quem acabou indo foi o diretor-geral da CMTT, Alex Araújo, justamente porque cabe à autarquia gerenciar o sistema. Quanto aos atrasos denunciados por Jakson Charles, o diretor da Urban respondeu que o problema não é mais crônico, como foi no início da operação da empresa. “Mas é preciso que a população nos comunique para que a correção aconteça”.

Humberto também afirmou que há um canal de comunicação da empresa com a sociedade, uma Ouvidoria que atende no 0800-029-1900. “O número consta na traseira de todos os ônibus, cumprindo norma da CMTT”, concluiu.

1 resposta a este post

Deixe um comentário