Home Destaques “Quero transformar Anápolis em setor de indústria aeronáutica”, diz Marconi

marconi

O governador Marconi Perillo concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (9/3) às rádios São Francisco, Manchester e Imprensa; e à TV Canal 5, todas de Anápolis, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Além de declarar que deseja transformar Anápolis em um setor de indústria aeronáutica, Marconi falou sobre outros projetos para a cidade, campanhas políticas deste ano, obras, segurança, relação com o governo federal entre outros assuntos.

Marconi comentou sobre os projetos estruturantes em curso na cidade e na região, como a construção do Anel Viário, a reconstrução da GO-030, além do Centro de Convenções. Aos empresários, reiterou sua luta pela manutenção das políticas de incentivos fiscais, ressaltando seu bom relacionamento com o setor produtivo. E deixou claro que está sempre aberto ao diálogo com o setor.

Confira a seguir as respostas do governador separadas por temas:

Investimentos e empresariado
Ao longo de toda a história dos nossos governos, priorizamos Anápolis. Todos se lembram que o Daia tinha virado um cemitério de indústria, e hoje é distrito industrial dos mais importantes do Brasil. Nós conseguimos levar dezenas de indústrias de grande porte, do setor farmacêutico, também indústrias como a Hyundai, montadora de veículos, pro Daia. Neste momento, estamos trabalhando em parceria com o prefeito João Gomes e empresários para a viabilização de mais dois distritos industriais, o Daia 2 e o Daia 3. E isso também tem tido a participação muito importante da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, a Acia. É importante registrar que os terrenos serão ressarcidos pelo governo do Estado aos proprietários. Ou seja, esses terrenos serão doados pelo governo do Estado, como forma de fomentar a industrialização de Anápolis. Por outro lado, nós estamos agilizando os procedimentos de concessão da plataforma logística. Essa é uma área do Estado, que eu comprei quando governador, em 2002. Essa área está anexa ali ao Porto seco de Anápolis, ao Distrito Industrial e ao Aeroporto de Cargas, que está praticamente pronto. A pista já está pronta, nós vamos fazer agora a parte complementar. Então, são assuntos de grande interesse.

Indústria aeronáutica
Eu tenho procurado autoridades federais, com vista a viabilizar um projeto mais audacioso para aquela região do aeroporto de cargas e a plataforma logística. O meu desejo é que a gente transforme aquilo ali em um setor de indústria de defesa, de indústria de aeronáutica. Estamos procurando empresas montadoras do setor aeronáutico, mas aquela é uma área que está aberta a todos os empresários que queiram investir na cidade de Anápolis. Ali vai dividir também a história de Anápolis, vai ser muito importante.

Viaturas da Polícia Militar
De vez em quando surgem esses boatos de que Anápolis vai ficar sem viaturas. Não existe isso. Se a gente puder, nós vamos é aumentar o número de viaturas. Nós estamos dando um choque nessa área de segurança. Não é à toa que eu designei a segunda autoridade mais importante do Estado para ser o secretário de Segurança Pública (o vice-governador, José Eliton). Recrutamos os profissionais mais experientes, tanto na Polícia Civil, como é o caso do delegado Álvaro, que agora é o delegado geral de Polícia Civil, com uma forte experiência, com uma passagem muito bem reconhecida em Anápolis; o coronel Divino Alves, na Polícia Militar, também com uma larga experiência. E recrutamos comandantes, oficiais mais duros contra a criminalidade, contra a bandidagem. Isso tem merecido inclusive reações de alguns setores que muitas vezes pensam mais nos bandidos do que nos cidadãos de bem. A nossa opção claríssima, no comando da Segurança Pública, é proteger e levar a paz aos cidadãos trabalhadores, aos cidadãos de bem, e fazer uma caçada, uma perseguição forte aos bandidos, para que eles deixem de atuar em nosso Estado.

Combate à violência
A minha recomendação ao secretário vice-governador e aos nossos chefes das polícias é a designação de comandantes e chefes de polícia linha-dura, para proteger, como eu já disse, os cidadãos. E isso vale para Goiânia, vale para Anápolis, vale para todo o Estado. Essa é a orientação que nós estamos dando. Paralelamente a isso, eu já autorizei a contratação de 230 novos concursados para a Polícia Técnico-Científica. Eles deverão ser chamados nos próximos 30 dias. E autorizei também a realização de um grande concurso para a Polícia Militar e para a Polícia Civil. A previsão é de 3 mil novos policiais, tão logo sejam aprovados no concurso que vai ser aberto. Incrementar mais 3 mil homens às polícias será, certamente, um grande alívio contra a criminalidade. Nós estamos fazendo isso agora, porque nós estamos vislumbrando a possibilidade financeira e as condições de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, o Estado não pode gastar mais do que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós estamos vivenciando uma crise sem precedentes na história do Brasil, uma crise econômica terrível, uma crise política. Nós estamos com os pés no chão, com todo cuidado, para autorizar os gastos quando temos a certeza de que vamos ter condição de bancar esses gastos, o pagamento da folha e de todas as despesas decorrentes. Mas, felizmente, nós estamos animados, e é por isso que eu autorizei esse concurso grande. Vai ser um dos maiores concursos da história das policias, especialmente da PM, que vai contratar 2,5 mil novos policiais.

Governo Federal
A presidente (Dilma Rousseff) está propondo o alongamento das dívidas dos Estados e, certamente, trará um alívio para os Estados. Mas está também colocando uma série de condicionantes, para que os estados possam aderir a esse programa. Da nossa parte, nós estamos de acordo. Alguns outros governadores não estão. Não há um bom clima no Congresso Nacional, em relação ao Executivo Federal. Mas nós esperamos que esse assunto possa ir adiante. Eu já disse que eu não apoio a CPMF. Sou contra também acabar com os incentivos fiscais, porque os incentivos fiscais foram fundamentais para que Goiás chegasse ao nível de modernidade e desenvolvimento que chegou. E foi fundamental para Anápolis. Se Anápolis tem hoje tantas indústrias – e grande parte delas vieram em meus governos –, foi porque nós fomos agressivos em chamar essas indústrias e dar incentivos fiscais para que elas pudessem gera empregos e riquezas, para Anápolis e para o Estado.

Obras
Estou preocupado também em viabilizar as condições para retomar e concluir o Anel do Daia, que é uma obra muito importante e estratégica para a cidade. Estamos com o Centro de Apoio Socioeducativo (Case) em obras e, após uma negociação com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), que nos assegurou repasse de parte do fundo do Judiciário, vamos retomar as obras do presídio e terminá-lo e entregá-lo à sociedade. Meu objetivo é viabilizar estes projetos que são importantes para a cidade. Também temos o compromisso de parceria com o prefeito João Gomes de construção do viaduto da Engenheiro Portela. A minha agenda é das obras. É da retomada do desenvolvimento do Estado. Repito: vivemos a maior crise da história do Brasil. Estou aqui trabalhando 24 horas por dia para ter condições de cumprir todos os meus compromissos com o povo anapolino, que sempre me respaldou em minhas eleições, e que merece o meu mais profundo apreço e consideração.

Água e esgoto
Estamos partindo cada vez mais para o compartilhamento da gestão, das decisões, das prioridades dos recursos do governo, que num momento de crise são poucos. Ontem assinamos um acordo histórico em Goiânia, com a presença do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários, vereadores, presidente da Câmara, prefeito de Goiânia e Saneago. Vamos ter aqui uma gestão compartilhada. Incluindo aqui a presença de um representante de Goiânia no Conselho da Saneago. Isso foi um avanço para que as tarifas do interior, especialmente das cidades mais carentes, sejam equalizadas. Em relação a Anápolis a mesma coisa. Desde o início trabalhamos em conjunto com o prefeito João Gomes e Saneago buscando alternativas que pudessem garantir a universalização de água, o atendimento aos moradores que ainda não têm esse beneficio e também a universalização do esgoto. Em Goiânia nós vamos chegar a 90% de população atendida com esgoto coletado e tratado. Queremos a mesma coisa para uma cidade tão importante como Anápolis.

Recursos para saneamento
Nossos governos fizeram as obras de captação de água do Piancó 1 e depois havia necessidade das obras do Pianco 2 e nós fizemos a ligação, melhoramos demais o atendimento de água para vários bairros de Anápolis e vamos continuar trabalhando para atender a todos. Nós definimos recursos em 2016 para alguns lugares de Goiás. Um deles, com volume expressivo, é Anápolis. O doutor José Taveira Rocha e a diretoria da Saneago sabem que a nossa prioridade nesse ano é Anápolis.

OSs
Queremos o melhor para os filhos das famílias trabalhadoras. Quem for ao Hospital de Urgência de Anápolis vai ver o quanto a administração das OSs tem sido boa, para as famílias que precisam de saúde de qualidade, saúde humanizada, atenção e respeito aos mais pobres e mais carentes. Em todos os hospitais do governo do estado tem um atendimento muito melhor que os hospitais privados, graças às mudanças que nos fizemos. Queremos que este modelo novo, de alta qualidade no ensino comece por Anápolis. Não tenho dúvida de que quando viver o primeiro Ideb todas as pessoas vão reconhecer a importância destas mudanças.

Hospital de urgência
As obras do Hospital de Urgência continuam. Esperamos concluí-la o mais breve possível. São obras de ampliação que vão transformar o Hospital de Urgência de Anápolis num dos hospitais mais importantes do Estado. A irmã Rita tem tido um carinho e atenção muito grande com estas obras. Também ajudamos a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. Temos um convênio. A Santa Casa funciona graças a ajuda nossa. Mesmo diante das dificuldades e limitações financeiras, a ampliação do Hospital de Urgências de Anápolis é uma prioridade.

Dengue
Ano passado, Goiás foi o 1º em dengue e o 25º para receber dinheiro federal. Essa situação está mudando porque estamos agindo firmemente. Hoje mesmo vou receber o ministro da Saúde (Marcelo Castro). Vamos fazer uma apresentação da evolução do nosso trabalho, que conta com apoio de todos os prefeitos, Corpo de Bombeiros, PM, secretaria de educação e outras secretarias. Mostrar a ele o trabalho que fazemos diariamente. Em janeiro, visitamos mais de 1,3 milhão residências em Goiás. Em fevereiro nos repetimos esse número. De janeiro para fevereiro, os focos diminuíram pela metade. No início de março estamos visitando todas as casas novamente. Os focos diminuíram mais ainda. Nossa expectativa é eliminar esse problema. Trabalhamos com mais de 1 mil pessoas (funcionários do Estado). Ao todo são 20 mil pessoas, contando com os funcionários municipais e voluntários. É um trabalho incessante, que tem de ter a coordenação dos governos federal, estaduais e municipais. Mas tem que tem de ter ajuda e consciência do povo, abrindo suas casas para que os criatórios sejam eliminados.

Relação com o empresariado
Olha, a coisa mais fácil do mundo é falar comigo, basta pedir audiência. Eu sempre tive uma relação muito próxima com a Acia. No meu governo estão alguns ex-presidentes da Acia. O Ridoval Chiarelotto foi várias vezes presidente da Associação Comercial de Anápolis. Ele é o presidente da AGR. O Luiz Medeiros foi também várias vezes presidente da Acia e ele está exatamente na Secretaria do Desenvolvimento, que é quem cuida da indústria, dos incentivos. O pastor Vítor Hugo é hoje o responsável pela área da indústria no governo do Estado. O Fernandinho (Fernando Cunha Neto) estava até há bem pouco tempo na área do Produzir. Nós tempos muitos anapolinos da área da indústria que estão aqui no governo comigo. Agora há pouco, cedinho, estava despachando pedidos de audiência que me chegaram para tratar dos mais diversos assuntos. Mesmo que a agenda esteja lotada, eu vou marcando para março, para abril. E sempre é prioridade receber a área industrial e empresarial de Anápolis. Então, a coisa mais fácil é fazer um pedido, telefonar no meu gabinete, falar com minha secretária particular e dizer que nós queremos falar com o governador Marconi. Eu vou lá, recebo aqui. Eu não tenho preguiça para conversar, para dialogar e para resolver as coisas. Com relação aos incentivos fiscais, nós estamos, como sempre fizemos, dando garantias de apoio no Brasil todo e não só aqui em Goiás para a manutenção dos incentivos. Eu agora sou presidente do Consórcio dos governadores do Brasil Central. Nós somos vários governadores e todos nós temos a mesma posição. Somos contra acabar com os incentivos fiscais, porque eles é que garantiram a industrialização dos nossos estados e garantiram a geração de mais de 1 milhão de empregos ao longo do tempo. Mais importante até do que a vinda das indústrias, que é importantíssimo, são os empregos que elas geram. E nós vamos continuar trabalhando para trazer mais indústrias. E é claro que para que isso aconteça é preciso manter os incentivos.

Revitalização da GO-330
O trecho que liga Campo Limpo a Ouro Verde. Eu passei por lá quando fui à missa de sétimo dia do prefeito Joaquim e orientei a Agetop. Nós estamos fazendo neste momento o trabalho de manutenção das rodovias e tem algumas rodovias que não dá mais para fazer tapa buraco, nem manutenção. Assim que nós tivermos os recursos, que estão praticamente assegurados, vamos entrar arrancando o asfalto velho, fazendo tudo de novo, como nós fizemos no trecho de Campo Limpo a Anápolis.

Campanha que denuncia a violência contra a mulher
Nós lançamos essa campanha ontem, durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher. É uma campanha que será desenvolvida pela Secretaria da Mulher e Secretaria Cidadã, que tem como objetivo proteger as mulheres vítimas de violência. É uma covardia que alguns homens ainda continuem batendo, espancando, judiando de mulheres em pleno século 21. Eu multipliquei o número de delegacias de Mulher em Goiás. Nós tínhamos duas delegacias da Mulher. Hoje nós temos mais de 26 delegacias da Mulher. Todo esse aparato tem sido feito para proteger as mulheres. E essa campanha, esse Disque, tem como objetivo proteger as mulheres, dar apoio às mulheres que infelizmente ainda são vítimas de maus tratos por parte de seus companheiros, de seus maridos, de seus namorados.

Campanhas eleitorais
Eu vou me reunir com os presidentes dos partidos da base aliada, com os deputados estaduais, federais, senadores para decidir a minha posição. O meu desejo é ficar exclusivamente dedicado às questões administrativas. Essa é minha função, esse é o meu desejo.

Deixe um comentário