Home Destaques Todas residências serão visitadas em dez dias para eliminar focos do Aedes...

combate

Percorrer todas as residências de Anápolis em uma semana para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. é o que ficou determinado durante uma reunião entre a Prefeitura e outros órgãos públicos, que aconteceu nesta terça-feira, 29, no Auditório do Parque Ipiranga. A ação terá início na próxima segunda-feira, 4.

Todas as secretarias municipais participam da ação. A Prefeitura de Anápolis contará também com o engajamento do Corpo de Bombeiros, Base Aérea de Anápolis, Grupo de Defesa Ambiental, Polícia Militar, Faculdades Anhanguera, FAMA e Unievangélica; SESI e SESC; e ainda conta, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, Regional Pirineus, Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Câmara Municipal de Saúde e Ministério Público.

Durante toda essa semana serão montadas as estratégias, mapas e a capacitação das equipes que estarão nas ruas. Cada um dos órgãos e instituições terão estratégias específicas, de acordo com suas competências e todos os profissionais serão devidamente capacitados.

A partir da próxima semana, essas equipes estarão nas ruas visitando casa por casa. Durante as visitas todos os imóveis serão vistoriados, água parada eliminada e os moradores serão orientados. A população também terá pontos de coleta de entulho, disponibilizados em diversos setores da cidade.

Para o secretário de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, apesar da trégua no período chuvoso este é um momento importante para realização da ação. “É justamente nesse período em que as chuvas ficam espaçadas e os dias ficam mais quentes que há o desenvolvimento das larvas do mosquito”, explicou.  Ele também lembrou que a Prefeitura precisa do apoio da população. “O poder público não consegue sozinho, precisamos que a população cuide dos seus quintais, já que 80% dos focos são encontrados em residências”, finalizou.

O promotor e curador da Saúde, Marcelo Henrique dos Santos apoia a medida. “Precisamos envolver, além dos órgãos públicos, a população. De nada adianta esse envolvimento dessas instituições sem que haja uma resposta efetiva das pessoas. É preciso que cada família cumpra a sua missão”, disse.

O Prefeito João Gomes, que convocou a reunião, acredita que o trabalho intensivo deve trazer bons resultados. “Vamos entrar com toda equipe da Prefeitura e parceiros, porque queremos alcançar 100% das residências em Anápolis em 10 dias. Mas o principal feito de tudo isso é a parte educativa. Se a Prefeitura trabalhar e a população não manter, tudo será em vão. Mas vejo que hoje a população já está mais consciente”, concluiu.

Deixe um comentário