Home Editoriais Cidades Ação antidengue vai vistoriar todos os imóveis de Anápolis  

 

combate

Proposta é que em 10 dias toda a cidade tenha sido vistoriada, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti

DA REDAÇÃO

A partir de segunda-feira (4), uma força-tarefa da prefeitura pretende percorrer todos os imóveis de Anápolis, em 10 dias, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya.

A ação terá a participação de todas as secretarias municipais, além do Corpo de Bombeiros, Base Aérea de Anápolis, Grupo de Defesa Ambiental, Polícia Militar, Faculdade Anhanguera, Fama e Unievangélica, Sesi, Sesc, Conselho Municipal de Saúde, Regional Pirineus, Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Câmara Municipal e Ministério Público.

Durante a última semana foram montadas estratégias, mapas e feita a capacitação das equipes que estarão nas ruas. Cada um dos órgãos e instituições terão estratégias específicas, de acordo com suas competências.

As equipes estarão nas ruas, indo de casa em casa. Durante as visitas todos os imóveis serão vistoriados, água parada eliminada e os moradores serão orientados. A população também terá pontos de coleta de entulho, disponibilizados em diversos setores da cidade.

Para o secretário de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, apesar da trégua no período chuvoso, este é um momento importante para realização da ação. “É justamente nesse período em que as chuvas ficam espaçadas e os dias ficam mais quentes que há o desenvolvimento das larvas do mosquito”, explicou.

Teixeira também lembrou que a prefeitura precisa do apoio da população. “O poder público não consegue sozinho, precisamos que a população cuide dos seus quintais, já que 80% dos focos são encontrados em residências”, finalizou.

O promotor e curador da Saúde, Marcelo Henrique dos Santos, apoia a medida. “Precisamos envolver, além dos órgãos públicos, a população. De nada adianta esse envolvimento dessas instituições sem que haja uma resposta efetiva das pessoas. É preciso que cada família cumpra a sua missão”, disse.

O prefeito João Gomes (PT) acredita que o trabalho intensivo deve trazer bons resultados. “Vamos entrar com toda equipe da prefeitura e parceiros, porque queremos alcançar 100% das residências em Anápolis em 10 dias. Mas o principal feito de tudo isso é a parte educativa. Se a prefeitura trabalhar e a população não manter, tudo será em vão. Mas vejo que hoje a população já está mais consciente”, concluiu.

Deixe um comentário