Home Editoriais Política Goiás pede apoio a ministro para baixar carga tributária

DA REDAÇÃO

Em sua primeira visita oficial a um Estado, após ser empossado, o ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Pereira, esteve na Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) na última quinta-feira (19), onde foi recebido pelo governador Marconi Perillo, pelo presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, e por líderes classistas do setor produtivo. Na ocasião, o ministro ouviu reivindicações dos empresários.

O governador afirmou estar honrado pela visita, considerada importante para estreitar os laços institucionais entre Goiás e as áreas de desenvolvimento econômico do governo Temer. Marconi ressaltou a relevância do papel de Pereira na interlocução com o setor produtivo e também com as demais áreas do governo federal.

Em ofício ao ministro, o presidente da Fieg pediu, entre outras coisas, diálogo constante com os empresários; estímulo às exportações, tendo em vista o câmbio favorável; apoio do governo federal no sentido de viabilizar uma reforma trabalhista; apoio para aprovação do projeto de terceirização de mão de obra para empresas que têm a mesma atividade fim das empresas contratantes. “Pedimos ao ministro, além da área dele. O principal é que estamos prontos para contribuir e ajudar; e ele está pronto para receber as sugestões e a colaboração. Isso é que é fundamental”, disse o presidente da Fieg.

O ministro também recebeu pedido para auxiliar na articulação junto ao Ministério da Fazenda e o Banco Central para diminuição dos juros, da carga tributária e para a continuidade do Pronatec. Marcos Pereira ouviu as demandas e disse que o papel de seu ministério era justamente ouvir o setor produtivo, de maneira a formular políticas públicas. “Ninguém melhor que o empresário, que sabe onde ele está e aonde quer chegar – e como fazer para chegar lá. Se o governo facilitar, não só no meu ministério, mas em todos, nós vamos poder sair desta situação que nós estamos e já no médio prazo poder mostrar para o Brasil que esse governo veio para resgatar o Brasil e devolvê-lo aos brasileiros”, pontuou. O objetivo principal, alegou, é fazer com que a economia volte a crescer para gerar empregos.

Marconi Perillo afirmou estar honrado em Goiás ser o primeiro estado a receber a visita do novo ministro. Classificou como “estratégica” a pasta comandada por Marcos Pereira, sobretudo diante do atual quadro da economia brasileira. “Infelizmente, chegamos a 9% de participação da indústria no PIB. É o pior resultado dos últimos anos, talvez das últimas décadas”, lamentou Marconi.

Missão
A economia de Goiás, destacada nas áreas da inovação, industrialização e competitividade, impressionou positivamente investidores que participaram de eventos durante os quatro dias da missão comercial do governador Marconi Perillo em Nova York (EUA). Empresários goianos que acompanharam o governador nas solenidades avaliaram que os números apresentados por Marconi surpreenderam os investidores e projetaram adequadamente Goiás junto aos empresários que participaram dos eventos em Nova York.

Deixe um comentário