Home Editoriais Cidades Anápolis ganha Centro de Cultura e Memória São Francisco

DA REDAÇÃO

O Centro de Cultura e Memória São Francisco, em Anápolis, é o mais novo espaço cultural dedicado à arte, dança, teatro, música e formação. Localizado no Bairro Jundiaí, o espaço reúne teatro, mini-auditório, anfiteatro e museu no mesmo ambiente. Segundo o provincial dos Frades Menores da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, frei Marco da Cruz, a iniciativa é um importante projeto para a sociedade Anapolina, que é uma dádiva dos frades franciscanos ao município. “Preste a completar 75 anos a comunidade franciscana resolveu presentear a comunidade. O Centro de Cultura é uma forma de comemorar e oferecer para a sociedade, cultura e momentos de lazer”.

A união de diferentes ambientes em um só lugar busca levar para a sociedade anapolina a variedade cultural que a cidade anseia. O teatro, de acordo com Frei Marco, pretende colocar na agenda da cidade apresentações do circuito nacional: “queremos trazer peças teatrais de grandes circuitos. Temos capacidade e porte para receber apresentações e musicais que viajam o país. Com o Centro de Cultura, Anápolis vai ter estrutura para receber grandes produções”. O teatro também será utilizado para grandes formaturas e congressos universitários.

De acordo com o arquiteto Flávio Aleixo, que assina o projeto, a obra que iniciou em 2005 foi dividida em partes e espaços. A idealização do museu veio mais tarde e surgiu com o objetivo de levar a história por meio da arte. “Na proposta inicial o Museu não estava, mas ao longo do tempo vimos à oportunidade de ter um espaço que pudesse contar a história de Anápolis e o adicionamos no projeto”. Ainda de acordo com Aleixo, o Centro de Cultura foi inspirado em outros espaços culturais do país como o Museu da Liturgia, em Tiradentes, MG; o Museu de Arte Sacra, em Ouro Preto, MG.

O Centro de Cultura também possui uma área externa que pode ser usada como estacionamento ou para eventos ao ar livre. O estacionamento tem uma área de 3.220 m², com 112 vagas de veículos, sendo quatro para idosos e quatro para deficientes. Além do anfiteatro, com capacidade para 350 pessoas sentadas, em assentos de pedras.

Teatro
O teatro de palco italiano tem capacidade para 756 pessoas, divididos em duas áreas: térreo (606 lugares) e superior (150 lugares). Além de possuir ainda um moderno e completo rider de som e luz, palco com área total de 157 m², boca de cena de 14 por 5,55 metros e dois camarins com banheiros. Os assentos são revestidos com tecido bordô. A área externa tem ainda foyer, café e bilheteria.

A programação é eclética e contempla os segmentos do teatro, música, humor e teatro infantil. A ideia é complementar a rotina dos frequentadores com opções culturais acessíveis e de qualidade artística.

Deixe um comentário