Home Últimas Notícias Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro. Saiba mais...

FERNANDA MORAIS

Nesta segunda-feira (14/11), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada em 1991, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em resposta às preocupações crescentes sobre a doença, que só no Brasil atinge 14,3 milhões de pessoas, sendo que metade dessa população sequer tem consciência de que sofre com o mal.

Unidades de saúde de todo Brasil realizam atividades alusivas à data. A campanha brasileira acontece desde 2006 e neste ano a ideia é desmistificar o assunto para aumentar as discussões sobre o tema. A meta é despertar a atenção das pessoas no sentido de prevenir contra a doença e assim evitar o aparecimento do diabetes.

O que o diabetes
A doença caracterizada pelo nível de glicose (açúcar) elevado no sangue. Ocorre quando o pâncreas não produz o hormônio insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar de maneira eficaz a insulina produzida. Há dois tipos – 1 e 2.

O diabetes tipo 1 tem origem autoimune, isto é, o pâncreas, que é o órgão produtor da insulina, é agredido por anticorpos e o nível de insulina diminui, com consequente aumento da glicemia (açúcar no sangue). Isso ocorre, justamente, porque a insulina é um hormônio que tem como função diminuir a glicemia.

Já o diabetes tipo 2 tem origem hereditária, ou seja, atinge membros de uma mesma família. Nesse tipo de diabetes, existe insulina, mas esta não é aproveitada, pois existe resistência à sua entrada na célula. Além da predisposição familiar, a obesidade também é um importante fator de risco para o desencadeamento do tipo 2.

Deixe um comentário