Home Últimas Notícias Multa para quem não eliminar foco do mosquito Aedes aegypti chega a...

Aedes_aegypti_bloodfeeding_CDC_GathanyANA CLARA ITAGIBA

Nesta quarta-feira (16/11), a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação visa conscientizar e reduzir o número de pessoas infectadas nessa época do ano.

A meta é visitar cerca de 20 bairros por dia. Nos locais que são de difícil acesso, as visitas já começaram desde o dia 1º de novembro. A coordenadora do Controle de Endemias, Érica Reis, conta que já foram visitados 75 bairros e distritos de Anápolis desde então.

Cerca de 500 pessoas estão trabalhando na ação. As equipes são compostas por agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Base Aérea de Anápolis.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Teixeira, em no máximo 15 dias as equipes devem visitar todas as casas de Anápolis. “Estamos promovendo ações contínuas de combate ao mosquito. Cerca de 80% dos focos estão dentro de residências” ressalta.

Multa
Antes das equipes visitarem um bairro, um carro de som passa avisando previamente da ação. Logo depois, os agentes vão de casa em casa e fazem a inspeção. Se for identificado focos do mosquito, a equipe elimina, mas se não for possível, os supervisores são comunicados e o morador é notificado.

A Secretaria Municipal de Saúde dá um prazo de 24 horas para que o morador faça a adequação. Caso isso não ocorra, a multa é de R$ 1 mil para residência e R$ 1,5 mil para outros tipos de imóveis.

“Só lavramos a advertência para trazer a população para o nosso lado. É preciso que todos se conscientizem quanto ao lixo, colocando-o no local adequado, já que qualquer recipiente pode servir de foco para o mosquito” destaca Érica Reis.

Deixe um comentário