Home Últimas Notícias Câmara aprova lei que tomba Morro da Capuava como patrimônio histórico

morro_capuavaLUANA CAVALCANTE

O Morro da Capuava, localizado na Travessa Dom Bosco, no Bairro Bom Sucesso, considerado pelos anapolinos um espaço de oração e meditação, será tombado e se tornará Patrimônio Histórico Municipal. A confirmação foi feita após a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (21/11), quando o projeto de iniciativa do vereador Wederson Lopes (PSC) foi aprovado.

A lei garante a preservação do espaço e todas as intervenções que são feitas para tornar o local melhor. O vereador Wederson Lopes (PSC) ressaltou que além de um local para atividades religiosas, o Morro do Capuava tem importância histórica, já que foi local de passagem da Coluna Prestes, na década de 1920.

O parlamentar salientou ainda que o espaço já havia sido tombado em 1997 e em novembro de 2002, a Lei nº 2.913 revogou o ato em prol de “especulação imobiliária”.

Agora o projeto segue para a o Poder Executivo, para sanção do prefeito. Em março deste ano, a Prefeitura de Anápolis iniciou no Morro da Capuava uma revitalização completa e o cenário tem se transformado em um ponto turístico da cidade.

Estão sendo construídos um mirante, estacionamento com 103 vagas e alguns banheiros. O espaço também será totalmente coberto por grama. Outra iniciativa do Executivo foi adquirir todas as áreas particulares existentes no local, situado paralelo à Avenida Tiradentes, na região norte da cidade, para garantir que o trabalho de preservação seja completo.

Está sendo estruturado o serviço de abastecimento que vai suprir a área de convivência do local com a implantação de poço de artesiano. Segundo o cronograma da Prefeitura, as melhorias serão entregues em dezembro deste ano.

Deixe um comentário