Home Editoriais Política Eleitos são diplomados pelo TRE e falam em ‘união por Anápolis’

MARCOS VIEIRA
Colaboraram Fernanda Morais e Nara Delmonico

A Justiça Eleitoral de Anápolis realizou, na noite dessa sexta-feira (16), a diplomação do prefeito eleito Roberto Naves (PTB) e do vice Márcio Cândido (PSD), além dos 23 vereadores que vão compor a Câmara Municipal a partir de 2017 e os 11 primeiros suplentes de coligações ou partidos que disputaram a eleição neste ano.

A cerimônia foi presidida pela juíza Eliana Xavier Jaime, da 144ª Zona Eleitoral, que afirmou que Anápolis teve uma eleição muito tranquila e pacífica. Foi exibido um vídeo do historiador Leandro Karnal, professor da Universidade Estadual de Campinas, intitulado “Dois Brasis”, no qual ele faz a leitura de um texto ao lado do professor de ética da USP Clóvis de Barros, em um palco do projeto Café Filosófico. Karnal fala que existe o Brasil dos políticos corruptos, “zumbis devoradores de trabalho e de impostos”, e o País jovem e dinâmico, que “enfrenta filas enormes para ouvir ideias no início de inverno”.

Em entrevista antes de ser diplomado, o prefeito eleito disse que a emoção é muito grande. “Participamos de uma eleição dura. Saímos de último colocado com pouco mais de 0,6% [das intenções de voto]. Trabalhamos duro, conversamos muito com a população anapolina e mostramos um novo projeto. A população abraçou esse novo projeto e nos deu a felicidade de ser hoje diplomado prefeito de Anápolis”.

Roberto Naves disse ainda que estava grato a Deus, sua família e amigos. Ele também agradeceu a população. “Apesar de saber que o evento é restrito, fica meu agradecimento a todos que votaram em mim, e aqueles que não votaram, mas que torcem pelo bem da cidade. Fica meu muito obrigado”.

Sobre a posse no dia 1º de janeiro, o prefeito afirmou que já vem trabalhando com muita intensidade atualmente, levantando os dados do governo junto com sua equipe de transição. “Estamos preparando o governo. A intensidade será a mesma no que diz respeito ao trabalho, mas a partir do dia 1º teremos mais responsabilidade porque Anápolis é a cidade mais importante de Goiás”, concluiu.

Escolhido para falar em nome dos vereadores, por ter sido o campeão de votos, Antônio Gomide (PT) disse que as eleições passaram e que agora é hora de trabalhar projetos para melhorar a qualidade de vida da cidade de Anápolis. “Tenho a consciência que a arte de governar não é só administrar a máquina pública. Tem que avançar sempre. Tem que ter boa vontade para trabalhar. Tem que ter planejamento. Tem que ter vontade de servir e desprendimento”, discursou.

Gomide disse que os vereadores eleitos vão ajudar a administrar a cidade, cumprindo a obrigação de apresentar projetos de lei, mas também de fiscalizar, “respeitando a autonomia dos poderes”. “Vamos lutar esses quatro anos para ajudar a melhorar a cidade em todos os seus setores. Isso exige ousadia. Que os diálogos nesse início de mandato construam caminhos de respeito e equilíbrio entre os poderes constituídos”, completou.

Segundo o vereador do PT, a chave está na ação, e não em palavras. “É preciso fazer, para fazer a diferença”. Gomide comentou ainda que um bom líder se transforma de acordo com as situações e as pessoas. “Precisamos dar as mãos pela cidade. Buscar vitórias”, concluiu.

Deixe um comentário