Home Últimas Notícias Novo sistema de pagamento de boletos será implantado em julho deste ano

ANA CLARA ITAGIBA

Foi prorrogada a implantação da nova plataforma de cobrança de boletos bancários. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma nota nesta quinta-feira (2/2) informando que a plataforma que seria instaurada em março, foi prorrogada para o início de julho.

Segundo a Febraban, as instituições optaram por prorrogar a primeira onda de validações de boletos a fim de garantir que o sistema já esteja integrado e sendo alimentado pelas plataformas de todos os bancos.

Atualização

O sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisa ser atualizado com novos processos e tecnologias. Com a implantação desse sistema, a população terá maior comodidade e segurança no pagamento de boletos bancários.

O novo mecanismo deve reduzir as inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade, permitir a identificação do CPF do pagador, e assim facilitar o rastreamento de pagamentos e coibir fraudes.
Todas as informações de obrigatoriamente vão constar no boleto. O CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, e o nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. O código de barras também permanece.

Quando o consumidor, seja pessoa física ou empresa, fizer o pagamento de um boleto vencido, haverá uma consulta ao novo sistema para checar as informações. Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada.

Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá fazer o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias.

Deixe um comentário