Home Últimas Notícias Anápolis celebra Dia Internacional da Mulher. Na Câmara, vereadoras conduzem a sessão

LUANA CAVALCANTE

Nesta quarta-feira (8/3) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, a Câmara Municipal de Anápolis realizou uma sessão especial. Na ocasião, a vice-presidente do Legislativo, a vereadora Thaís Souza (PSL), presidiu a sessão ordinária e a mesa foi composta apenas pelas vereadoras da Casa: Vilma Rodrigues (PSC), Elinner Rosa (PMDB) e Geli Sanches (PT).

Os discursos do pequeno e grande expediente foram expostos sempre com o tema da importância da mulher para a sociedade. Os vereadores Leandro Ribeiro (PTB), Pastor Elias Ferreira (PSDB), Domingos Paula (PV), Lisieux José Borges (PT), Mauro Severiano (PSDB), e Fernando Paiva (PTN) usaram a tribuna para homenagear e lembrar o papel da mulher na política, economia, e em várias áreas que ajudaram a construir a história da cidade.

Uma sessão especial que também abriu a oportunidade para as vereadores avaliaram a situação da mulher em vários setores da cidade. A vereadora Thaís Souza (PSL) citou a violência doméstica em Anápolis. Segundo ela, são cerca de 500 registros deste tipo por hora no País.

A vereadora Professora Geli disse em sua fala que as mulheres não querem concorrer com os homens, ou ser superiores a eles, mas simplesmente ter o seu espaço. “Lugar de mulher é onde ela quiser. Ainda somos minoria na política, mas que possamos alcançar esse empoderamento”.

Geli também falou na necessidade de criação de uma Vara no Judiciário local, para tratar de casos específicos de crimes contra a mulher. Geli lembrou que apresentou um pedido do tipo em 2 de junho de 2013, mas ainda não teve sucesso, portanto conclamou os demais vereadores a encamparem essa luta.

A vereadora Vilma Rodrigues (PSC) classificou as estatísticas apresentadas pelas colegas como “deprimentes”, mas disse que as mulheres têm conseguido lutar contra isso. Segundo ela, a agressão física não é a pior, “pois ela sara”, mas a violência psicológica, que marca a mulher para a vida toda.

A vereadora Elinner Rosa (PMDB) também falou sobre o Dia Internacional da Mulher, sobre a necessidade de conquista de espaços e que a presença na política também é um dos caminhos. Ela também fez menção às mulheres de sua família, importantes para a formação de sua personalidade.

Mais homenagens
Para lembrar a data, a Prefeitura de Anápolis promoveu várias ações descentralizadas. Foram distribuídas rosas nas principais praças da cidade às mulheres.

Será promovida ainda a programação Dia das Rosas marcada para sábado (11/3), das 8h às 13h, no Centro Cultural e na Escola Municipal Ayrton Senna, localizados no setor Conjunto Filostro Machado.

Serão oferecidos diversos serviços para a mulher: clínico geral, coleta preventiva, avaliação odontológica, Procon Móvel, programas sociais, palestras educativas, apresentações culturais e recreação infantil.

Deixe um comentário