Home Editoriais Política Vereadores investem em programas próprios no rádio para ganharem mais popularidade

FERNANDA MORAIS

Quem gosta e acompanha o mundo político, seja na esfera municipal, estadual ou regional, está acostumado a ver os representantes públicos compartilhando suas ações pelas redes sociais através de fotos, vídeos e respostas de comentários deixados em suas postagens. Em Anápolis, na tentativa de estarem cada vez mais perto dos eleitores, além das redes sociais, os vereadores estão presentes no dia a dia das pessoas através de seus programas nas emissoras de rádios locais.

A Câmara Municipal é formada por 23 vereadores. Destes, pelo menos oito tem programas ou participações nas grades das emissoras de rádio da cidade. O mais antigo deles é o do vereador Mauro Severiano (PSDB). “Estou no ar há 26 anos. Comecei na época da Rádio Carajá e até o mês de julho estava na programação da Rádio São Francisco”, disse o tucano.

Depois de 26 anos no ar e ao vivo na rádio AM, Mauro Severiano encerrou o seu programa musical. Ele disse que com a mudança de frequência da São Francisco para FM, acabou a programação terceirizada dentro da emissora. “Vou descansar por um ano. E depois pretendo voltar com meu programa, ainda não sei em qual emissora, mas sou um apaixonado pelo rádio”, declarou.

O Programa de Mauro Severiano começava às 5h da manhã e tinha uma hora de duração. Na programação, o vereador tocava músicas sertanejas da década de 50, 60 e 70. O objetivo do tucano, segundo ele, era “agradar o público que viveu esta época da rádio com o resgate dos sucessos da música sertaneja classe A. Porque hoje a maioria dos programas do segmento só toca o chamado sertanejo universitário”, explicou Maurão.

O presidente da Câmara Municipal, Amilton Filho (SD), é o criador e apresentador do programa Ação e Cidadania. No ar há dois anos pela Rádio Manchester AM, o vereador recebe uma vez por semana, juízes, advogados, promotores ou professores com o objetivo de levar informações jurídicas, segundo o presidente da Câmara, “de maneira simples e descomplicada”.

“Percebi a carência deste tipo de informação e por isso optei por seguir essa linha no meu programa de rádio. E graças a Deus deu certo e somos bem aceitos pelos nossos ouvintes”, comentou o vereador do Solidariedade.

A vereadora Professora Geli Sanches (PT) há dois anos está no ar com o programa ‘Sala de aula com a professora Geli’. Toda terça-feira às 18h, a petista recebe ao vivo, no estúdio da Rádio Manchester AM, pessoas ligadas principalmente à área de educação para discutir o setor. “Professores, diretores das unidades escolares, políticos e todos aqueles que de alguma forma trabalham no setor pedagógico têm espaço na nossa sala de aula”, disse a vereadora.

“Minha bandeira na Câmara Municipal é a educação. Com meu programa também divulgo o trabalho dos professores e diretores nas suas escolas. Uma maneira de incentivar e divulgar as boas ações desenvolvidas pela nossa comunidade escolar”, disse.

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) também está ao vivo todos os dias pela Rádio Imprensa das 13h às 14h, discutindo “diversos assuntos de interesse da comunidade anapolina”. “Recebemos colegas vereadores, secretários, advogados, professores e autoridades religiosas para debater os temas que movimentam a cidade. Esse programa de rádio que apresento é um sonho realizado. Eu gosto de conversar, me sinto mais próximo da comunidade”, disse.

Vilma Rodrigues (PSC) está ao lado do radialista Eurípedes Cândido no ‘Jornal da Tarde’ transmitido de segunda a sexta-feira pela Rádio Manchester AM. A vereadora comenta as notícias que foram destaques do dia e dá dicas de culinária divulgando receitas simples para serem feitas em casa.

Todo domingo das 21h às 23h o colega de bancada de Vilma Rodrigues, Lélio Alvarenga, está ao vivo pela Rádio Manchester com o programa ‘Fé Para Vencer’. Na última edição do semanário, o vereador do PSC apresentou uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade.

“Iniciei com o Hino de Anápolis, depois toquei um sambinha de um compositor daqui mesmo e imediatamente ele nos ligou dizendo ser o autor da música e agradeceu pela lembrança. O alcance da rádio é muito grande e estou feliz com meu programa”, destacou Lélio Alvarenga.

O ex-prefeito e atual vereador Antônio Gomide (PT) está no programa ‘Anápolis é Notícia’, da Rádio Mais FM. De segunda a sexta-feira, a partir das 8h, o vereador faz comentários sobre os assuntos que se destacam no meio político municipal, estadual e federal.

Por fim, todo sábado, a partir das 11h, Teles Júnior (PMN) comanda o programa ‘Fala Teles Júnior’, na Rádio Imprensa, discutindo assuntos com temas variados, com a participação de convidados. No último programa, por exemplo, ele recebeu a vereadora Elinner Rosa (PMDB) e o fotógrafo Léo Cesar.

Deixe um comentário