Home Últimas Notícias Projeto que torna obrigatória a realização de exames para casos de câncer...

ANNA FLÁVIA LOPES
Especial para o JE

elinner_rosaA Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (20.mar.18), um projeto de lei da vereadora Elinner Rosa (foto), do MDB, que garante prioridade na realização de exames necessários para diagnóstico de qualquer tipo de câncer. A proposta prevê que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) garanta que os exames de imagem solicitados por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), em casos de suspeita de câncer, sejam feitos em caráter de urgência, no prazo de dez dias.

A propositura segue para o prefeito Roberto Naves (PTB), que pode sancioná-la, transformando em lei, ou vetá-la total ou parcialmente. Neste segundo caso, o texto volta à Câmara, para nova votação.

O projeto ainda ressalta que todo paciente vinculado ao SUS deverá ter prioridade no agendamento de exames essenciais para seu diagnóstico, como radiografia, mamografia, tomografia e outros que constem na tabela do sistema público.

Em discurso na tribuna do plenário, antes da votação da matéria, Elinner destacou que o problema em Anápolis não é o início do tratamento da doença, que segundo ela acontece a contento na rede pública através da Fundação James Fanstone e da Fasa (Fundação de Assistência Social de Anápolis), mas sim o diagnóstico, que é decisivo para o futuro do paciente.

“O tratamento após confirmação da doença acontece em até uma semana. O problema são os seis meses que podem passar até a realização de exames e de biopsias, por exemplo. Esse tempo pode ser a sentença de morte do paciente”, alertou a vereadora, acrescentando que “se o diagnóstico é descoberto antes desse período, pode significar a salvação de uma vida”.

(Anna Flávia Lopes faz parte de convênio de estágio com a PUC-GO)

Deixe um comentário