Home Últimas Notícias Polícia Militar quer implantar policiamento com bicicletas em parques de Anápolis

ANDRÉ RIBEIRO

O projeto de implantar o policiamento com bicicletas em parques e praças de Anápolis surgiu a partir da ideia do comandante do 4° BPM, major Allan Pereira Cardoso. Esse mesmo projeto foi executado por ele no Vaca Brava, em Goiânia.

Os policiais que farão a patrulha nas bicicletas são alunos que estão em formação e já foram selecionados pelo comando da Polícia Militar. Inicialmente serão formadas duas duplas, ou seja, quatro bicicletas.

“Os policiais militares com o traje apropriado em bicicletas vão realizar o policiamento preventivo principalmente nos parques, ciclovias, praças e locais que há aglomeração de pessoas”, informa o comandante Cardoso.

O patrulhamento de bicicleta provavelmente será no Parque Ipiranga e em algum outro parque da área do 4° BPM, que é a região Sul da cidade. Será mais intensivo nos horários de grande aglomeração de pessoas, porém acontecerá todos os dias da semana.

O projeto tem o intuito de coibir pequenos furtos, roubos e principalmente o tráfico de drogas nos parques. Os policiais que utilizam as bicicletas têm um treinamento específico que dura de três dias a uma semana e engloba condução, abordagens, comunicação, trânsito, policiamento comunitário, direitos humanos, técnicas não-letais de intervenção e procedimentos operacionais padrão, entre outros.

Próximo às imediações do patrulhamento de bicicleta ficará uma viatura em apoio, pois se acontecer uma prisão ela servirá para conduzir o detido até a delegacia. “É um policiamento que dá muito certo porque é próximo do cidadão e tem uma aceitação muito grande”, acrescenta o comandante do 4° BPM.

Para viabilizar o policiamento, o major Allan Pereira Cardoso solicitou as bicicletas ao prefeito Roberto Naves (PTB).

Deixe um comentário