Home Editoriais Cidades Praça Dom Emanuel ganha nova forma com obra de revitalização e plantio...

DA REDAÇÃO

A frente de trabalho na Praça Dom Emanuel continua intensa. São 24 mil mudas nativas do Cerrado que estão sendo plantadas, tais como: cagaitas, ipês rosa, camomila, azaléia, girassol, entre outros. Quem passa pela região percebe que houve a preocupação de revitalizar, mas, sobretudo, manter a identidade do local como tradicional ponto de eventos culturais de Anápolis. A previsão é que em até 15 dias o serviço seja concluído. “Não estamos interferindo no espaço aberto para a realização dos eventos, mas estamos revigorando, trazendo o verde e vida de volta”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Wederson Lopes.

Toda a iluminação – fiação, poste e lâmpadas – será refeita. Além disso, há equipes que estão restaurando a pintura, as edificações e o calçamento. A engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nayara Ramos, responsável pelo projeto, revelou que será feito um jardim de chuva no centro da praça – o que consiste num sistema que vai reter a água que desce da Avenida Minas Gerais quando chove. “Dentro haverá flores, que serão regadas naturalmente por esse sistema. Ficará muito bonito”, explicou.

O projeto paisagístico foi feito pela engenheira ambiental da pasta, Priscila de Souza, que reforçou a importância das plantas nativas para a preservação do bioma da região, o que não acontecia. “Esse projeto faz parte do Pró-Água, uma equipe que está reflorestando a cidade. Estamos utilizando os adubos da compostagem municipal, proveniente do Mercado do Produtor, da poda de árvores e da roçagem”, esclareceu a engenheira sobre o projeto que tem como viés a sustentabilidade.

A revitalização do espaço vem de encontro com a retirada de quatro árvores da espécie figueira-de-bengala que estavam doentes, com o cerne oco e os galhos podres, o que representava risco para a segurança dos motoristas que passavam pela região, já que podiam cair. Para tanto, biólogos fizeram um estudo completo e apresentaram laudo comprovando a situação.

Deixe um comentário