Home Últimas Notícias Embrapa e Emater lançam novo grão de soja na Tecnoshow

Fonte: Governo do Estado de Goiás

Caiado destaca incentivo à tecnologia para aumentar produtividade

Depois de instalar o Gabinete em Ação na Tecnoshow e levar toda a estrutura de gestão do Estado para Rio Verde, na segunda-feira, dia 8, o governador Ronaldo Caiado caminhou pela feira, conheceu os estandes e conversou com produtores e empresários.

No estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caiado enfatizou que a empresa é motivo de orgulho para o País. Assim como, destacou, é valorosa para Goiás a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Com o incentivo à pesquisa, a Embrapa retirou o Brasil da categoria de importador de grãos e o transformou, com uma produção de mais de 230 milhões de toneladas, em País exportador. “Devemos a conquista à Embrapa”, salientou o governador. Em Goiás, o mesmo suporte deve ser dado à Emater. Caiado reconheceu que o governo precisa reestruturar a Agência para garantir mais apoio aos produtores goianos.

Para o governador, é a partir do incentivo à pesquisa que se chega à produção de forma mais econômica e eficiente. “A agropecuária brasileira avançou em tecnologia e é importante a vertente da pesquisa na produção, do avanço tecnológico, para cada vez mais fazermos o alimento ficar mais barato e ser produzido em maior volume”, frisou.

Na Tecnoshow foram apresentadas conquistas nesse sentido como fruto da parceria entre a Embrapa, Emater e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias. Trabalho produzido com foco na produção específica para os sistemas do Estado. Chefe da Embrapa em Goiás, Fábio Álvares de Oliveira lançou um novo grão de soja que é resistente a pragas de diferentes macrorregiões de Goiás.

O material é resultado do programa de melhoramento genético da Embrapa, “Ele tem ampla adaptabilidade. Por isso, é um material que tem espaço de mercado e que seria mais uma opção para os agricultores goianos”, explicou Fábio Alvares.

A participação da Emater na Tecnoshow e o envolvimento na pesquisa são motivos de orgulho para o governador Ronaldo Caiado. “Temos a responsabilidade de fazer a Emater tomar corpo. Vocês viram que não tínhamos nem Secretaria de Agricultura. Foi extirpada e nós recriamos. Agora, é fazer com que esse setor possa continuar suas parcerias como a Embrapa faz”, relacionou.

Para ele, cooperativas como Embrapa e Emater democratizam o conhecimento e eliminam a possibilidades de cartel. “Precisamos avançar, disseminar boas práticas com preço compatível. Queremos fazer uma agricultura com alta tecnologia, produtividade, mas também com preservação do meio ambiente”, assegurou Ronaldo Caiado.

O governador pediu aos produtores que confiem na Emater. Explicou que é importante dar qualificação à agricultura de Goiás do ponto de vista educativo, com a elaboração de técnicas que auxiliam desde o plantio até a comercialização.

“É fundamental que aproveitemos a experiência da Comigo. Com a Secretaria de Agricultura vamos buscar algumas práticas da cooperativa para implantar na rotina de custo, benefício ao produtor, orientando o que eles (Comigo) fazem com todos os cooperados para podermos implantar no nosso Estado de Goiás”, salientou.

Deixe um comentário