Home Editoriais Cidades Bolsas universitárias: projeto já foi para a Câmara de Vereadores

Projeto de Lei já foi encaminhado ao Legislativo, tramitação deve ocorrer nos próximos dias

Fonte: Prefeitura Municipal de Anápolis

Democratizar o acesso ao ensino superior é um desafio e traz impactos diretos para a população, transformando a realidade de famílias inteiras. Por isso, a Prefeitura de Anápolis enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que trata do Programa GraduAção, destinado a conceder bolsas de estudo para a população de baixa renda.

A iniciativa já deve começar a valer ainda neste ano, de acordo com o prefeito Roberto Naves, e vai contemplar inicialmente 300 estudantes por semestre, já cursando, com bolsas integrais ou parciais. A seleção será feita com base em informações do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, afetando estudantes cuja renda bruta familiar é de até quatro salários mínimos. Uma fatia de 5% do benefício deve ficar reservada às pessoas com deficiência.

“Após aprovação na Câmara, faremos o cadastro das instituições de ensino superior da cidade e já devemos anunciar, no início de agosto, os contemplados”, afirmou o prefeito Roberto Naves. Ele explica que os recursos destinados aos beneficiários não são reembolsáveis, ou seja, não precisarão ser devolvidos pela população. “A contrapartida do estudante será feita com trabalho. Ele prestará serviços durante o curso em órgãos públicos, entidades e instituições previamente cadastradas, com carga horário compatível com os estudos e de acordo com a natureza da sua área de formação”, ressaltou.

Cenário
No Brasil, quem tem diploma de ensino superior ganha mais que o dobro do trabalhador com ensino médio, de acordo com dados do IBGE. E mesmo durante a crise, a população ocupada mais escolarizada permaneceu em crescimento, enquanto o desemprego avançou com mais intensidade sobre quem tem menos anos de estudo no currículo, segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Eventos oficiais
A Prefeitura também encaminhou à casa legislativa projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Anápolis quatro eventos tradicionais: Circuito Anapolino de Corrida de Rua, Minimaratona 31 de Julho, Arraiana e Natal do Coração. A ação garante a periodicidade anual da realização dos mesmos.

Deixe um comentário