Home Destaques Estudante da rede municipal de Anápolis é destaque em concurso nacional

Victor Fellipe Souza, de 13 anos, levou o podium com desenho sobre bioeconomia

 

Victor estava nervoso, mas não parava de sorrir, parecia ainda não acreditar no que estava acontecendo. Ele é aluno da Escola Municipal Clóvis Guerra, tem 13 anos, está no 7º ano e foi o ganhador do 3º Concurso de Desenhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O resultado saiu na segunda-feira, 24, e já na manhã desta terça, 25, representantes do Governo Federal vieram a Anápolis para conhecer o ganhador.

 

Sob o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, o concurso recebeu mais de 450 inscrições de escolas públicas e privadas de todo o território nacional. A votação bateu recorde, de acordo com o próprio Ministério, foram mais de 16 mil votos, 36% deste total apenas para o estudante anapolino.

 

Aplaudido por todos colegas, Victor receberá reconhecimento do próprio ministro, o astronauta Marcos Pontes, durante a abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), programada para 21 de outubro de 2019, em Brasília. Além disso, sua arte servirá de base para a criação da Identidade Visual da SNCT 2019. Mas a cereja do bolo é especial, ele também poderá escolher qualquer centro de pesquisa brasileiro – vinculado ao Ministério – para conhecer.

 

“Vou lembrar deste momento a vida toda”, comentou o ganhador, que sonha em trabalhar com design de automóveis. O orgulho maior foi do avô, Ildebrando Ribeiro de Souza, que não conteve a emoção. Ele contou que, quando recebeu a notícia, chorou. E a equipe da escola, a coordenadora Divina Lisboa e a diretora Elismar Padilha, fizeram questão de ressaltar: ele não é bom apenas no desenho, sua dedicação e bom desempenho se estendem a todas disciplinas. Reputação confirmada pela mãe, Pollyana Eugênia de Souza, “é um menino de ouro, com um futuro muito promissor”.

 

O coordenador de Popularização da Ciência do Ministério, Ivo Leite Filho, fez questão de vir a Anápolis conhecer Victor. “É muito importante revelar talentos e conhecê-los de perto. Estamos observando as boas práticas das escolas. Qualquer que seja a aptidão do aluno, ela precisa ser valorizada e desenvolvida”, pontuou.

 

Victor é o retrato do potencial que a rede pública de educação tem, de acordo com o secretário da pasta em Anápolis, Alex Martins. “A escola pública é local de desenvolvimento intelectual, de acesso a oportunidades e que depende da dedicação, vontade e entusiasmo de cada um dos nossos 37 mil alunos da rede. O Victor é um exemplo, tanto para os colegas de escola como para toda rede”, disse Alex.

 

Deixe um comentário