Home Editoriais Cultura Férias em Anápolis tem cultura no roteiro: Museu Aldérico Borges de Carvalho...

Fazer uma viagem de conhecimento na cultura e história de Anápolis; essa é a proposta do Museu Aldérico Borges de Carvalho

Fonte: Prefeitura Municipal de Anápolis

Foto: Paulo Giovanni

O mês de julho chegou e a criançada aproveita as merecidas férias brincando ou descansando. Mas imagina levar seu filho para um passeio diferente, que une cultura e história, a dica é uma visita ao Museu Histórico Aldérico Borges de Carvalho. Sob a coordenação da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o prédio histórico é uma alternativa de lazer, gratuita, para os baixinhos nestas férias.

O museu possui uma exposição que mescla aspectos da casa e a história local, retratando os pioneiros, o início do arraial, a religiosidade, os animais e os artefatos indígenas. Possui ainda a primeira mesa cirúrgica de Anápolis, fotografias, jornais e outros objetos que retratam a história do município e do estado.

Além de ser uma opção de lazer, o Museu Histórico Aldérico Borges de Carvalho é uma ferramenta que permite a preservação da memória cultural do município, e uma inestimável fonte de pesquisa. Com um rico acervo de documentos, jornais, revistas e fotos antigas o espaço é uma referência para acadêmicos, jornalistas e escritores que buscam mais sobre a história de Anápolis. “Mais que uma opção de lazer o museu é uma fonte de conhecimento. Uma excelente escolha para os pais que desejam uma programação cultural”, elucidou o coordenador do museu, Jairo Leite.

A secretária municipal de Cultura Eva Cordeiro explicou que uma das preocupações da Prefeitura de Anápolis, além de levar cultura para todos os anapolinos, é preservar a história. “O Museu Histórico de Anápolis têm materiais que fazem uma conexão com o passado. Instrumentos que ajudam na preservação da nossa cultura e história, por isso a Secretaria atua para manter viva esse patrimônio histórico. Sem esquecer claro, de incentivar que a população tenha acesso a todos esse acervo”, disse a secretária.

História
Museu Histórico de Anápolis foi construído no estilo colonial, no final do século XIX, por José da Silva Batista. Em 1971, o então prefeito Henrique Antonio Santillo criou o Museu Histórico de Anápolis, sendo formada naquele ano a Comissão Organizadora do Museu Histórico de Anápolis, que teve como presidente o Profº Jan Magalisnki. De 1971 a 1975 foram feitas pesquisas sobre a história de Anápolis e também se originou um grande número de doações para o acervo do museu. No dia 26 de julho de 1975, na gestão do prefeito Jamel Cecílio, foi feita a abertura oficial do museu para a visitação pública. A casa foi tombada como Patrimônio Histórico pela Lei Municipal nº 1824 em 1991.

Visitação
O Museu Histórico Aldérico Borges de Carvalho fica localizado na Rua Coronel Batista, nº 323, centro. As visitas podem ser realizadas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (62) 3902-1193.

Deixe um comentário