Home Últimas Notícias Programa IntegrAção é lançado pela Prefeitura de Anápolis

Criado pelo Prefeito Roberto Naves, crianças e adolescentes do SCFV terão acesso a práticas esportivas e culturais nos bairros

 

O mês do aniversário de Anápolis está só começando e a Prefeitura já anunciou outra novidade. Depois de lançar o GraduAção, que concede bolsas de estudo a universitários de baixa renda, foi a vez de estrear o Programa IntegrAção, que amplia as atividades oferecidas a crianças e adolescentes no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).

 

A medida passa a valer a partir de agosto, quando as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Cultura e de Esportes passarão a atuar juntas no atendimento que antes era feito apenas pela primeira pasta. Agora, além das atividades tradicionais de recreação já oferecidas, como informática, oficinas de arte e futebol, serão disponibilizadas também iniciação esportiva e cultural.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 3, pelo prefeito Roberto Naves e pela primeira-dama Vivian Naves, durante o almoço da Colônia de Férias do SCFV, no Sesi Jaiara, que ocorre ao longo da semana toda. O prefeito, que almoçou com as crianças, fez questão de contar pessoalmente a elas que, em breve, poderão também desfrutar, em seus bairros, de aulas de modalidades esportivas e atividades culturais, incluindo aulas de instrumentos musicais e teatro, por exemplo.

“O foco é no ganho de qualidade do serviço, que atende hoje mais de 2 mil crianças na cidade”, pontuou Roberto Naves. Quem gostou da ideia foi Samara Amorin, de 12 anos, do Bairro Boa Vista, que achou a ideia ótima. “Gostei da notícia, fiquei feliz que agora todos poderão fazer esportes. O prefeito fez uma boa escolha”, comentou Samara.

Só alegria

Curtindo a Colônia de Férias, Michael Breno Gonçalves de Lima, de 14 anos, do Bairro Fabril, estava aguardando o momento de cair na piscina e, depois, jogar um futebol. “É só alegria”, disse ele, que sempre participa do SCFV e das atividades de férias.

Já o sorridente Gabriel Aquino de Souza, de 15 anos, morador do Bairro Geovanni Braga, participou pela primeira vez da Colônia de Férias e, de quebra, se apresentou para todo mundo que estava ali: ele canta e toca violão. Todos cantaram junto e foi bastante aplaudido.

O que é o SCFV?

O serviço atende crianças e adolescentes (6 a 17 anos) no contraturno escolar, oferecendo atividades diárias como grupo de convivência e oficina temáticas que abordam cidadania, participação e convivência social, além de futebol, recreação, música, dança, informática e artes.

 

O SCFV tem caráter preventivo e proativo; pautado pela defesa, afirmação de direitos e desenvolvimento de potencialidades dos usuários, a fim de promover o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. As atividades socioeducativas previnem situações de violação de direitos, na medida em que fortalecem os vínculos e estimulam a convivência familiar e comunitária.

 

Deixe um comentário