Home Destaques Novembro Azul: Campanha de prevenção do câncer de próstata

Movimento acontece em cerca de 40 unidades de saúde com ações de promoção à saúde do homem

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Foto: Bruno Velasco – Dircom

Mais de 200 homens estiveram na manhã da última sexta-feira, 1º, na unidade de saúde da Vila União para a abertura da campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. A programação que acontece durante todo o mês em cerca de 40 unidades também busca a promoção da saúde do homem.

Adjair Pereira, 57 anos, foi cedinho para fazer o PSA , exame que detecta tumor na próstata. “Não deixo de me cuidar. Procuro fazer tudo direitinho e aqui recebe todo o atendimento que preciso”, disse. Assim como ele, o José de Souza é adepto do Novembro Azul, só que há seis anos e não abre mão. “Não fico sem essa campanha”, frisou.

Já o Antônio Moacir, 55 anos, contou que precisou descobrir que é diabético pra começar a se cuidar. “Trabalhamos muito, só procuramos ajuda na hora da doença. Hoje estou ótimo, mas faço o acompanhamento direitinho e aproveito pra cuidar de toda a saúde”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, o objetivo da campanha é justamente fazer com que o homem se cuida e se previna. “Ainda existem muitos tabus, principalmente sobre o câncer de próstata, e o Novembro Azul vem pra mostrar a importância de se cuidar pra evitar esses e outros problemas”, disse. Participaram também da abertura da campanha o vice-prefeito Márcio Cândido e os vereadores Paulo de Lima, João Feitosa e Teles Júnior.

Campanha
As ações do Novembro Azul continuam durante todo o mês em cerca de 40 unidades de saúde, inclusive nos distritos (confira programação abaixo). Serão palestras, orientações, momentos de lazer e atividades físicas, ações em saúde, além de atendimentos e consultas exclusivas aos homens.

O encerramento está marcado para o dia 29, na unidade de saúde do Bairro de Lourdes, das 8h às 11h. Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata é importante conscientizar e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

Prevenção
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer durante a vida. Nacionalmente, a doença ainda é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. Somente para este ano, são estimados 68,2 mil novos casos, de acordo com o Inca.

O risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar de ser um dos tipos de cânceres mais comuns entre a população masculina, o câncer de próstata é considerado altamente tratável se detectado de forma precoce.

Programação:

06/11 – Adriana Parque e Santo Antônio (8h às 11h)

08/11 – Anexo Itamaraty (8h às 17h)

11/11 – Paraíso, Fabril e Goialândia (8h às 11h)

13/11 – Dom Manoel Pestana Filho, Guanabara e Vila Formosa (8h às 11h)

14/11 – Recanto do Sol, Calixtolândia e Jk (8h às 11h)/ Vivian Parque (13h às 17h)

18/11 – Parque dos Pirineus e São Carlos (8h às 11h)

19/11 – Bandeiras e Souzânia (8h às 11h)

20/11 – Calixtópolis (8h às 11h)

21/11 – São Lourenço, São Vicente, Joanápolis, João Luiz de Oliveira, Interlândia, Jardim Alvorada, Alexandrina e Branápolis (8h às 11h)

22/11 – Arco Verde/Setor Sul, Jardim das Américas, Parque Iracema e Vila Esperança (8h às 11h)

26/11 – Abadia Lopes e Santa Isabel (8h às 11h)

27/11 – Filostro Machado e Maracananzinho (8h às 11h)

29/11 – Encerramento

Bairro de Lourdes (8h às 11h)

 

Deixe um comentário