Home Destaques Força Tática comemora um ano com redução drástica na criminalidade

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, projeto é sucesso e ganhou reconhecimento da população

Foto: Ismael Vieira – Dircom

Os índices de criminalidade em Anápolis caíram 62,1% neste ano, quando a Força Tática implantada pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar de Goiás completa um ano de atividades nesta quinta-feira (dia 21/11). Somadas todas as ocorrências criminais no município, de janeiro a setembro do ano passado foram 7.192 registros. Em igual período deste ano, caíram para 2.722. Dos 12 índices criminais, destacam-se as reduções de furtos a transeunte (-73,9%), furtos e roubos de veículos (-46,9% e -59,2%, respectivamente), latrocínios (-66,6%), roubo a residência e comércio (-34,8% e -28,6%, respectivamente), roubo de cargas (-77,7%) e homicídios (-14,2%). Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás.

Para celebrar o sucesso da iniciativa, será realizado hoje, 21, evento comemorativo na Praça Americano do Brasil, a partir das 8h30, com a participação dos policiais da corporação e da comunidade.

O prefeito Roberto Naves reforça a responsabilidade compartilhada entre a administração municipal e o Estado, pois segurança pública deve ser feita por todos. “Não adianta agirmos separadamente, porque todos nós trabalhamos em prol da população. Agora temos esse reforço nos locais com maior incidência de crimes. Onde a polícia chega, o bandido vai embora”, diz o prefeito. Apenas no mês de outubro, a Força Tática abordou 1.291 pessoas, efetuou 39 prisões, apreendeu 3 mil comprimidos de ecstasy, realizou 31 flagrantes, recuperou 6 veículos e capturou 10 foragidos.

De acordo com o comandante da Força Tática Municipal, capitão Janderson da Silva Lago, o desempenho do grupamento se deve a muitos fatores, mas a vontade e determinação dos policiais em manter a segurança da população são fundamentais. “Esta parceria trouxe mais segurança para os anapolinos, a administração municipal não fugiu da responsabilidade e contribuiu com o Estado no combate à criminalidade”, disse o capitão.

Formato
A Força Tática Municipal funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Polícia Militar (PM), e tem como objetivo aumentar o policiamento e diminuir o índice de criminalidade. Para tanto, 30 agentes se dividem em dez camionetes e realizam policiamento ostensivo e preventivo em cinco rotas.

Na parceria, a Polícia Militar disponibiliza o efetivo e a Prefeitura entra com os veículos, combustível, manutenção e paga o banco de horas dos policiais. Além disso, a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes/Diretoria de Segurança Pública trabalha de forma integrada, para fornecer as informações necessárias para a atuação eficiente das equipes.

 

Deixe um comentário