Home Últimas Notícias Salão Anapolino de Arte está com inscrições abertas para todo o país

Novidade é a categoria de premiação Fomento à Produção Anapolina

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Salão Anapolino de Arte recebe até 24 de abril, inscrições para sua 25ª edição. A novidade deste ano é a categoria Fomento à Produção Anapolina, criada para estimular os jovens talentos da cidade. Serão selecionados quatro artistas para premiação no valor de R$ 2,5 mil. Na Mostra Nacional, que em 2019 registrou quase 800 participantes, o prêmio é R$ 10 mil para os três melhores trabalhos, de acordo com a avaliação da Comissão de Premiação. A iniciativa é da Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly, com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás para sua execução.

Artistas e/ou coletivos de todo o país podem participar do processo de seleção, concorrendo nas modalidades desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, videoarte e outra. Para realizar a inscrição, basta acessar o site. O regulamento desta edição já está disponível para consulta. Dentre os inscritos são definidos 20 nomes para integrar a mostra, cujo lançamento acontece no dia 30 de maio e fica aberta à visitação entre 1º de junho e 7 de agosto. Após essa data, a exposição segue para o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), onde permanece até outubro.

Homenagem

Selma Parreira, Dalton Paula e Marcelo Solá foram os homenageados no ano passado. Com o Prêmio Artista Convidado, o objetivo é reconhecer a importante contribuição desses artistas na projeção da arte contemporânea goiana em âmbito nacional e internacional. Em contrapartida, é um mecanismo para enriquecer o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) com a aquisição de obras de expressiva importância artística e histórica, afirma o coordena da Galeria Antônio Sibasolly e curador do Salão Anapolino, Paulo Henrique Silva.

O evento busca estimular a produção de jovens artistas emergentes de Goiás e demais estados do Brasil, oferecendo ao público, aos artistas e pesquisadores do setor, a oportunidade de conhecer e participar de forma efetiva da produção contemporânea. Também cumpre seu papel enquanto espaço de reconhecimento aos artistas goianos com o Prêmio Artista Convidado, categoria lançada no ano passado. Nesta segunda edição, a organização do Salão Anapolino faz homenagem ao goiano Siron Franco, que tem seu nome marcado na história da arte brasileira e projeção internacional. “Teremos uma edição com um homenageado que marca a cultura goiana e consolida cada vez mais o Salão como um dos principais eventos deste segmento no País”, destaca o secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco.

Serviço

Inscrições para 25º Salão Anapolino de Arte
Data: 21 de de fevereiro a 24 de abril
Local: http://inscricoes.anapolis.go.gov.br:8095/salaodearte/index.jsf
Mais informações: no site, pelo pelo telefone (62) 3902 1089 e pelo e-mail salaoanapolinodearte@gmail.com

 

Deixe um comentário