Home Editoriais Cidades Inscrições para o Politizar 2020 vão até 21 de março; evento será...

Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás

A 11 dias do encerramento do prazo de inscrições para a quinta edição do Politizar, o projeto já soma 520 inscritos. A coordenadora do projeto na Alego, Mariza Barbosa, informa que neste ano a expectativa é receber 700 inscrições. A cada nova edição, aumenta o número de pessoas interessadas em participar da iniciativa, que simula atividades do Parlamento, oferecendo conhecimentos práticos sobre cidadania e democracia. Na primeira edição foram 88 inscritos; em 2017 o número saltou para 139; no ano seguinte houve 248 inscrições e no ano passado foram mais de 500.

De acordo com o edital, o processo seletivo “destina-se à seleção de pessoas com ensino médio completo, matriculadas ou não no Ensino Superior, para participação de atividades de simulação parlamentar”. A primeira etapa para a inscrição é o preenchimento do formulário. As etapas seguintes consistem no envio de um vídeo de apresentação e carta de intenção, além de treinamento e entrevista.

Datas importantes

Entre os dias 23 e 27 de março será o prazo para o envio dos vídeos e carta de intenção e no dia 30 de março sairá a convocação do treinamento. A abertura da quinta edição ocorre no dia 2 de abril no auditório Costa Lima, na sede da Alego. O treinamento, nos dias 3 e 4 de abril, será realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária.

As entrevistas serão realizadas de 13 a 17 de abril e o resultado final sairá no dia 27 do mesmo mês. Os selecionados terão até o dia 25 de maio para enviar os projetos de lei. Seguindo o cronograma do Politizar 2020/1, a simulação ocorrerá entre os dias 17 e 21 de junho. A atividade é composta por reuniões partidárias, eleição para a Mesa Diretora e tramitação dos projetos de lei nas comissões temáticas e em sessões plenárias.

O projeto

O Politizar é uma iniciativa do Legislativo goiano em parceria com a UFG com os objetivos de aproximar a sociedade da Alego e contribuir para a formação cidadã e a educação política. Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores parlamentares e jornalistas políticos no Parlamento estadual.

Na ocasião, 41 estudantes irão simular o trabalho de deputados estaduais, outros 41 o dos assessores parlamentares e seis vão desempenhar o papel de repórteres na cobertura política de todas as atividades simuladas.

6ª edição

No segundo semestre deste ano será realizada a sexta edição do projeto. As inscrições serão abertas no dia 3 agosto e vão até 12 de setembro. Já o prazo para envio dos vídeos e carta de intenção vai de 14 a 18 de setembro e a convocação para o treinamento sai no dia 21 do mesmo mês. A abertura será no dia 24 de setembro no auditório Costa Lima, na sede da Alego, e o treinamento será realizado nos dias 25 e 26. Já a simulação da sexta edição do Politizar será de 2 a 6 de dezembro.

Deixe um comentário