Home Destaques Liberadas vacinas de rotina. Segunda fase contra a gripe começa

Imunização será feita em etapas. Na primeira serão caminhoneiros, forças de segurança, motoristas de transporte coletivo e sistema prisional

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Para garantir a atualização do cartão e as vacinas de rotina, a Prefeitura de Anápolis retorna nesta quinta-feira, 16, com a imunização em 14 unidades de saúde. Será feito todo um trabalho de orientação à população para evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus.

As unidades que vão disponibilizar as vacinas de rotina são: Ilion Fleury no Bairro Jundiaí (Osego); Parque dos Pireneus; Jardim Arco Verde; Residencial Arco-Íris; Bairro Calixtolândia; Vivian Parque; Jardim Suíço; Conjunto Filostro Machado; Bairro JK; Bairro Santo Antônio; Setor Industrial Munir Calixto; Bairro São Carlos; Bairro São Lourenço; e Bairro das Bandeiras.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. “Lembrando que, nestas unidades, são apenas as vacinas de rotina. Não estará disponível a contra a gripe que, a partir de agora, terá a segunda fase em um novo cronograma”, explica o coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola.

Gripe
E o cronogama da segunda fase da vacinação contra a gripe também foi divulgado. Será realizado em etapas, conforme os grupos. Os caminhoneiros, por exemplo, serão imunizados por meio de uma parceria entre o município, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Sest/Senat. Nesta quinta e sexta, 16 e 17, 1.200 doses estarão disponíveis para estes trabalhadores, no posto da PRF, na BR-153, saída para Brasília, e em outro ponto próximo à praça de pedágio de Goianápolis, entre Anápolis e Goiânia.

Neste primeiro momento também serão imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento como bombeiros, policiais, entre outros, cuja vacinação vai acontecer nas próprias corporações a que pertencem, além dos motoristas do transporte coletivo. Também entram nessa etapa a população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Os grupos restantes dessa segunda fase – pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e gestantes – serão vacinados entre os dias 27 de abril e 08 de maio. “Ainda estamos definindo as estratégias para a imunização desses grupos que devem ficar tranquilos porque receberão as doses. Estamos fazendo em etapas justamente porque as recebemos do Ministério de forma fracionada” destaca Júlio César. Ele ressalta também que os idosos e profisisonais da saúde que ainda não se vacinaram devem receber as doses nessa etapa.

3ª fase
Num terceiro momento, a partir do dia 9 de maio, é a vez de crianças de seis meses a cinco anos de idade; puérperas (mulheres pós-parto); adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência; povos indígenas e os professores de escolas públicas e privadas.

Confira o cronograma de vacinação contra a gripe:

16 e 17/04: Caminhoneiros – posto da PRF na BR-153, saída para Brasília, e em outro ponto próximo à praça de pedágio de Goianápolis, entre Anápolis e Goiânia.

16 a 24/04: Profissionais das forças de segurança, motoristas de transporte coletivo, população carcerária e funcionários do sistema prisional (locais já definidos com as instituições)

27/04 a 08/05 – Gestantes e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis – locais e estratégias a serem definidas

 

Deixe um comentário