Home Últimas Notícias Nota do Fórum Empresarial de Anápolis pela retomada gradual da atividade econômica

Ao Excelentíssimo Senhor
ROBERTO NAVES E SIQUEIRA
DD. Prefeito Municipal de Anápolis

Exmo. Sr. Prefeito:

FÓRUM EMPRESARIAL DE ANÁPOLIS, legítimo representante do empresariado Anapolino, após reunião por vídeo conferencia com V.Exa. no último dia 20 de abril de 2.020, reforça sua posição de ser possível o retorno de diversas atividades econômicas em nosso município de forma segura, respeitando às determinações das autoridades sanitárias, tendo como contrapartida o compromisso do setor produtivo em seguir as recomendações emanadas dos protocolos concernentes a cada atividade e a orientação de todos os agentes envolvidos nesta retomada.

A classe empresarial Anapolina reconhece o enfrentamento corajoso e competente que Vossa Excelência tem liderado na pandemia de Corona vírus que atinge nossa Cidade, e acredita que a retomada gradual da atividade econômica não só favorecerá o engajamento do Setor Produtivo nesse momento excepcional, como também renovará o entusiasmo de toda a comunidade empresarial para a retomada dos negócios, que por certo virá após a pandemia.

As justificativas para a retomada gradual da atividade econômica são:

1. O achatamento da curva de contágio, conforme levantamento do Governo Estadual publicado no Jornal O Popular de 20/04/2021 (*1)

  1. Adequação da estrutura do Município para atendimento de casos graves:

    De acordo com o site da prefeitura (*2), são 140 leitos de enfermaria e 35 leitos de UTI, equipados com ventiladores, monitores multiparâmetro, respiradores, aparelhos de eletrocardiograma, oxímetro de pulso, insumos e medicamentos.

  2. Queda significativa da arrecadação municipal e repasses constitucionais
    A previsão é de uma queda de R$ 54 milhões na arrecadação de abril, apenas com a receita do IPTU e ITU (*3).

    4. Queda do faturamento do Varejo

Desde o início do surto de COVID-19 (*1), o varejo total no Brasil apresentou queda de 27,7%, com uma desaceleração no ritmo de queda nas primeiras semanas de Abril (*4):

Faturamento Nominal – Varejo Total – Brasil
Base 100 = Domingo (2/fevereiro)


(*5)

  1. Desemprego

    Com as medidas restritivas de governantes para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) pelo país, dois indicadores de emprego medidos mostram queda drástica, que somente será revertida com a retomada econômica (*6).

    Nesse sentido, pugna pela autorização de abertura de TODOS os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, desde que sejam cumpridas as regras estabelecidas no Protocolo Geral do Decreto 9.653/2020, durante a vigência do mesmo.

SUGESTÃO

*BARREIRAS SANITÁRIAS”: a EXEMPLO do que foi feito na China, estas barreiras estabelecidas pela Vigilância Sanitária nas principais entradas da cidade com termômetros infravermelho para medir a temperatura de parte das pessoas que entram, sem provocar congestionamentos e com intenção de identificar e orientar quem estiver com febre, seriam muito bem-vindas. Para estas pessoas deveria ser entregue um folder com orientações específicas sobre o COVID19 e onde a mesma deve se dirigir e ou ficar em quarentena em casa durante o período necessário.

*RESPONSABILIDADE DOS INTERESSADOS”: Como forma de garantir que não haverá aglomeração, cada interessado – prestador de serviços, empresário, industrial – assumirá a responsabilidade pelo controle de aglomerações e obediência às normas. Caso não o faça, sabe do risco de ter o negócio fechado por motivos sanitários.

Anápolis, 21 de abril de 2020.

Fontes e Notas:
*1 https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/curva-de-casos-de-covid-19em-goi%C3%A1s-est%C3%A1-achatada-1.2038877
*2 http://www.anapolis.go.gov.br/portal/multimidia/noticias/ver/prefeitura-deanaipolis-inaugura-centro-de-internaasapo-com-capacidade-para-52-leitos;
*3 https://www.opopular.com.br/noticias/economia/prefeitura-dean%C3%A1polis-prorroga-prazo-para-o-pagamento-do-iptu-e-itu-1.2035093
*4 https://www.cielo.com.br/boletim-cielo-varejo/
*5 Fonte: Cielo | ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado -1) Período de 01/mar/20 a 18/abr/20. -2) Comparação com dias equivalentes de fev/20, com ajuste de calendário (ex: Carnaval e Páscoa).
*6 https://veja.abril.com.br/economia/fgv-ja-detecta-alta-dramatica-dodesemprego-no-pais/

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA EM PDF

Deixe um comentário