Home Destaques Roberto Naves apresenta novo plano para combate ao coronavírus

A avaliação será semanal

Da Redação

Foto: Bruno Velasco – Dircom

Em uma entrevista coletiva que também foi transmitida ao vivo em suas redes sociais, o prefeito Roberto Naves apresentou as novas medidas de contingenciamento à disseminação do novo coronavírus em Anápolis. O decreto foi publicado no fim da tarde no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (27.04).

“As atitudes que estamos tomando hoje vão refletir principalmente daqui a quinze dias”, comentou o prefeito, observando que a análise da evolução da doença regulará as atividades econômicas e regras de funcionamento. “Decretos municipais são restritos a micro e pequenas empresas e empresas individuais. As demais devem seguir o decreto do governo estadual”, explicou.

Foram utilizados os parâmetros da matriz de risco do Ministério da Saúde para determinar os níveis de quarentena em Anápolis, divididos em 3 cenários dependendo do grau de ocupação das vagas de UTI disponíveis para pacientes com a covid-19:

Leve: indica que é baixa a possibilidade de avanço da contaminação pelo novo coronavírus no município, assim sendo todas as atividades poderão funcionar observando o protocolo específico (são 12 os protocolos) para cada CNAE (classificação nacional de atividades econômicas).

Moderado: alguns setores deverão paralisar para evitar que o sistema de saúde entre em colapso, já que a ocupação dos leitos de UTI está aumentando.

Crítico: esse é o grau máximo, se alcançado, poderão funcionar apenas as atividades essenciais e a população deverá ficar em isolamento social.

Toda quinta-feira a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai divulgar o nível em que a cidade se encontra e os protocolos passarão a valer na segunda-feira seguinte. No momento Anápolis está no grau leve.

O prefeito Roberto Naves informou que não houve tempo hábil para contemplar a área de educação neste decreto e que há uma equipe técnica da Secretaria de Educação trabalhando na elaboração do documento que deve ser publicado até o final desta semana. Disse ainda que a prefeitura disponibilizará em seu site um local para os empresários pesquisar através do CNAE ou por sua atividade principal qual o protocolo deverá seguir.

Você pode consultar os protocolos e o decreto na íntegra clicando nos links abaixo:

Diário Oficial do Município:

Decreto Municipal de 27.04.2020

Protocolos:

Anexo I – Protocolo de saúde;

Anexo II – Protocolo de transportes;   

Anexo III – Protocolo de construção civil;

Anexo IV – Protocolo de alimentação;  

Anexo V – Protocolo de higiene;

Anexo VI – Protocolo de agropecuário;

Anexo VII – Protocolo dos serviços essenciais diversos;

Anexo VIII – Protocolo de entretenimento/lazer;

Anexo IX – Protocolo de aglomerações; 

Anexo X – Protocolo dos serviços não essenciais diversos;  

Anexo XI – Protocolo Geral; 

Anexo XII – Relação de flexibilização pelo rol da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Deixe um comentário