Home Últimas Notícias Apesar da pandemia, investimentos são mantidos no setor Cultural de Anápolis

Edital 2019 do Fundo de Cultura será liberado em seis parcelas mensais

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Foi anunciado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, dia 27 de abril, que o edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC) de 2019 será pago em seis parcelas mensais e sucessivas nos próximos meses. O calendário oficial tem previsão para ser publicado na próxima segunda-feira, dia 4 de maio. O investimento é da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os 31 projetos contemplados pelo FMC 2019 são propostas de ações, oficinas, eventos e festivais em diferentes áreas como teatro, dança, música, audiovisual e outros. As restrições para aglomerações e eventos trouxeram a necessidade de uma readaptação do cronograma do investimento do FMC, mas não houve suspensão. Cada projeto tem, a partir do depósito do recurso, o período de até um ano (1 ano) para colocar a proposta em prática e fazer a sua prestação de contas.

A partir do dia 4 de maio, nesta segunda-feira, será apresentado o calendário de repasses e projetos contemplados em cada um dos seis meses. “Teremos uma comunicação muito próxima com os proponentes dos projetos para avaliar o que já pode ser feito neste período de restrições, o que precisa aguardar o fim da quarentena e também o que pode ser adaptado, sem modificar o objetivo da proposta”, explica o secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco.

Investimento
Batendo o recorde de projetos inscritos e de aumento do montante total, o edital 2019 superou em mais que o dobro de inscritos nas edições passadas, de 48 (2017) para 105 inscrições, e o aumento no montante, em 46%, de aumento em relação à edição anterior. Este ano serão liberados, dentro dos seis meses de repasses, o valor de 750 mil reais que impactarão artistas, prestadores de serviços e o comércio local.

As medidas governamentais de isolamento social impactaram diretamente a produção artística com as restrições às aglomerações e eventos, afetando produtores, grupos culturais e artistas. “A garantia do Fundo de Cultura neste momento é de grande importância para os artistas e um investimento que, através das demandas dos projetos, se estendem aos outros setores de nossa economia local”, aponta o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

 

Deixe um comentário