Home Últimas Notícias Unidades dos distritos passam a fazer todos exames laboratoriais oferecidos pelo SUS

Parceria entre Prefeitura e Apae começou em julho e já realizou cerca de 1.500 exames em Souzânia, Interlândia, Joanápolis, Goialândia e Branápolis

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Apae possibilitou um atendimento inédito na rede municipal de saúde. Pela primeira vez, todos os exames laboratoriais disponibilizados pelo SUS são realizados nos distritos e povoados da cidade.

Esse trabalho começou a ser feito no início do mês de julho e, desde então, cerca de 1.500 exames foram realizados nos postos de saúde de Souzânia, Interlândia, Joanápolis e Goialândia, além do povoado de Branápolis. “Agora, os moradores destas localidades e da zona rural não precisam se deslocar para a cidade para a realização de exames, lembrando que este laboratório faz todos disponibilizados pelo SUS”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

A parceria já existente entre o município e a instituição foi reforçada justamente para dar mais comodidade e segurança à população durante a pandemia da Covid-19. Os exames, aos serem solicitados pelo médico, já ficam agendados para a próxima semana.

A Apae disponibliza o profissinal de saúde para a coleta de acordo com o seguinte cronograma: Branápolis (segunda-feira); Joanápolis (terça-feira); Interlândia e Souzânia (quinta-feira); e Goialândia (sexta-feira). O resultado fica pronto no mesmo dia da semana seguinte. A ideia é estender a outros setores que ficam mais distantes.

A dona Dalva Nascimento foi uma que já utilizou o serviço no postinho do distrito de Joanápolis. “É uma maravilha. Já deixei marcado e vim só tirar o sangue. Antes tinha que acordar de madrugada e ir pra cidade. É a primeira vez que isso acontece. Estou muito satisfeita”, declara a dona de casa.

O subprefeito de Joanápolis, Denys Muniz também destaca a importância da realização destes exames nos distritos. “Facilitou demias a vida da população. As pessoas tinham que se deslocar, isso podia enrolar o dia todo. Foram muitos que desistiam por causa da distância”, diz.

Deixe um comentário