Home Últimas Notícias Detran lança atendimento remoto em libras

Projeto pioneiro oferece atendimento à distância para surdos, resgatando a cidadania e promovendo a inclusão

Publicado: 18.11.2020

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) inova ao implantar o atendimento remoto em libras para surdos, o Detran Acessível. A iniciativa, pioneira no País, busca promover a inclusão e resgatar a cidadania da pessoa com deficiência, oferecendo serviços de qualidade. A estimativa é que o programa beneficie cerca de 50 mil surdos que moram no Estado. Atualmente, só a sede em Goiânia e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Anápolis possuem atendimento presencial em libras.

O atendimento do Detran Acessível é iniciado por meio de mensagem de whatsapp. Ele pode ser acionado pelo usuário do Detran-GO ou servidores de Ciretrans, onde não há atendimento presencial em libras. O usuário deve enviar mensagem de texto para o número (62) 999442817. O primeiro contato é com uma resposta automática, esclarecendo que o whatsapp é exclusivo para surdos e informando outros canais de atendimento do Detran-GO.

Em um segundo momento, o usuário surdo deve escolher a opção 1. Caso seja servidor de Ciretran e esteja necessitando de tradutor em libras para atender usuário, deve teclar 2. Em seguida será aberta uma chamada de vídeo para sanar as dúvidas e prestar informações sobre os serviços disponíveis.

Para o presidente da autarquia, Marcos Roberto Silva, o Detran Acessível vem completar o leque de ações voltadas à comodidade da população. “Temos trabalhado arduamente para construir um órgão que cumpra sua função social e que esteja ao alcance de todos. Estamos devolvendo o Detran para os goianos”, pontua.

De acordo com o servidor Heuler Neves, um dos idealizadores do Detran Acessível, o projeto-piloto do atendimento em libras remoto vem sendo desenvolvido desde julho. Nesse período, já auxiliou mais de 100 pessoas. Ele conta que no período foram feitos testes com atendimento também por meio de salas de bate-papo do Facebook.

O surdo deve acessar o serviço por meio de mensagem de texto. O Detran Acessível não está habilitado para receber chamadas de vídeo, ligações ou mensagens de voz.

O objetivo é auxiliar a pessoa surda a fazer consultas de veículo e habilitação, a agendar interpretação de libras para prova de Legislação de Trânsito (teórica), esclarecer valores de serviços, emissão de boletos, impressão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) e outros.

De Mãos Dadas

O Detran-GO vem cumprindo seu papel na inclusão. A sede foi adaptada para receber e atender com qualidade a pessoa com deficiência. Além de rampas de acesso nos diversos blocos, os banheiros da autarquia são adaptados e os corredores principais foram equipados com piso tátil, facilitando a acessibilidade de deficientes visuais. No ano passado, a autarquia lançou o programa De Mãos Dadas para facilitar a tramitação do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e da aquisição de veículos com isenção de impostos.

Antes da implantação do De Mãos Dadas, para obter a CNH especial e a isenção de impostos, o interessado tinha que percorrer um longo caminho que se iniciava no Detran-GO, passava pela Receita Federal e Secretaria da Economia. Agora, todos os trâmites dos processos são resolvidos em um só local.

Com a assessoria do programa “De Mãos Dadas”, a PCD não precisa mais contratar despachante para montar o processo de isenção de IPI, IOF, ICMS e IPVA na aquisição do veículo novo, gerando uma economia de aproximadamente R$ 700.

Comunicação Setorial do Detran  – Governo de Goiás

 

Deixe um comentário