Home Destaques O SUS que, em nossos municípios, Salva nossas Vidas!

“E, se os números não falham, mais de 7 milhões de procedimentos ambulatoriais pelo SUS, somente em Goiás e apenas no mês de abril, é bastante significativo para darmos o verdadeiro valor ao sistema.”

Publicado: 21.06.2021

Em matéria publicada no UOL (1), sete entre cada dez brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portanto antes da pandemia do novo coronavírus, a pesquisa afirma que mais de 150 milhões de pessoas dependem, exclusivamente, do SUS; ou seja… 71,5% dos brasileiros não figuram como contratante de qualquer plano privado de saúde e têm no sistema público de saúde sua única possibilidade para tratamentos, atendimento hospitalar e outros serviços de saúde.

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Há poucos dias, conheci um hospital conveniado ao SUS por dentro. Sim, literalmente por dentro, pois estava em contato com pacientes, que faziam atendimento pelo SUS.

Conheci a Sra. Maria (sessenta e oito anos de idade), que iria trocar o seu stent. E aí, em uma pergunta descontraída, conversávamos a respeito de quantas revisões ela tinha direito… rimos muito! E, naquele momento, depois de sair do município de São Miguel do Araguaia e ter pousado em Goiânia (em uma casa de passagem), Dona Maria, que cuida do neto de 15 anos, estava repleta de energia e de vibrações positivas para o novo procedimento. E também conheci o Sr. João, o Sr. Ezequias e outras realidades daqueles pacientes. Enfim, acabei ficando emocionado com o serviço prestado pelo SUS.

Cidadãos goianos de um coração repleto de alegrias e esperanças, e que experimentavam atendimento no setor de Hemodinâmica; com intervenções de alto custo, mas que eram totalmente custeadas pelo SUS. Realmente me emocionei e fiquei impactado positivamente pelo nosso sistema de saúde!

E é por isso que precisamos fazer mais, precisamos prosperar mais!

Precisamos fazer mais em prol do SUS!

E neste caminho da saúde, pude registrar o acolhimento, o carinho e a excelência de atendimento de toda uma equipe de saúde solidária, muito profissional e dedicada a todos os pacientes! São os inabaláveis guerreiros da nossa saúde!

E o SUS em Goiás?

Bem… só no mês de abril de 2021, em Goiás, registrou-se 23.346 Autorizações de Internação Hospitalar (2), conhecida como AIH, que é o registro de identificação de um paciente e dos serviços prestados sob o regime de internação hospitalar. E na rotina diária da saúde, o SUS aprovou 7.249.554 procedimentos ambulatoriais em todo o Estado de Goiás (3).

Acesse os dados, pesquise os atendimentos de sua cidade pelo SUS em:

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/qiGO.def

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sia/cnv/qaGO.def

Bem, aí, realmente, os números impressionam, pois com dados estimados pelo IBGE, em 2020, a população de Goiás atingiu 7,1 milhões de habitantes distribuídos em seus 246 municípios (4). Seguimos como a 12ª unidade da Federação mais populosa, representando 3,4% da população brasileira total; sendo que a projeção de 2020 indicou que o Brasil possui 211,8 milhões de habitantes em seus 5.570 municípios.

E, se os números não falham, mais de 7 milhões de procedimentos ambulatoriais pelo SUS, somente em Goiás e apenas no mês de abril, é bastante significativo para darmos o verdadeiro valor ao sistema.

E, por fim, fechando com chave de ouro a semana, tive oportunidade de conhecer a recém-inaugurada Casa de Apoio RNA, com o objetivo de prover o acolhimento, inclusive para pessoas em trânsito em tratamento médico. Parabéns pela iniciativa! E, com certeza, é o apoio que precisa a Dona Maria e outras tantas Marias. Concorda?

Então, fica o desafio!

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Brigadeiro Bragança

Comandante da Base Aérea de Anápolis em 2008-2009

 

Deixe um comentário