Home Destaques A retribuição da sociedade à pessoa idosa!

“E, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso, representando aproximadamente 29,7% da população, provocando um novo olhar sobre o envelhecimento e a velhice.”

Publicado: 19.07.2021

Há poucos dias, o Jornal Estado de Goiás publicou matéria com o título “Goiás adere ao Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa” (1).

Sensacional, não é mesmo? Afinal, o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a pessoa idosa significa respeito e reconhecimento aos cidadãos mais experientes, que tanto já contribuíram com a nossa sociedade.

O texto registrou também a adesão dos municípios goianos, tendo-se como meta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social promover a adesão de todos os 246 municípios do nosso Estado.

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Você, leitor, conhece o Estatuto do Idoso (2) (Lei 10.741, de 1˚ de outubro de 2003)?

Pesquise, acesse:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm

E conforme observa a assistente social Georgia da Rocha (3) “A elaboração de políticas públicas, em suas muitas frentes, está intimamente relacionada com uma concepção crítica da realidade, entendendo que o Brasil apresenta condições sociais, econômicas e culturais distintas, historicamente determinadas, o que se reflete na realidade populacional. Estimular o envelhecimento saudável e ativo não pode estar descolado do entendimento da pessoa idosa em sua totalidade, dentro de múltiplas variáveis, nem da visão da sociedade em suas diversas faces.”.

E como política pública para idosos, pode-se citar o Cartão de Estacionamento do Idoso, que dá direito a parar o carro em vagas privativas em logradouros públicos e em estacionamentos privados de uso coletivo com a sinalização “idoso”.

E, evoluindo-se no tema, como forma de retribuir ao idoso tudo o que já fizeram por nós, promovendo ainda mais o sentimento de pertencimento e inclusão, algumas cidades brasileiras adotaram a isenção para idosos nas vagas rotativas pagas das vias públicas do tipo “zona azul” (4).

Espetacular! E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E ainda há muito a fazer… calçadas mais transitáveis, acessos facilitados, novas prioridades …

Bem, e conforme dados estatísticos, pode-se destacar que em 2030, o grupo de pessoas idosas será maior que o de crianças com até 14 anos. E, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso, representando aproximadamente 29,7% da população, provocando um novo olhar sobre o envelhecimento e a velhice (5).

E com destaque para Goiás, em 2020, os municípios de Inhumas e Morrinhos tiveram reconhecimento do Ministério da Cidadania em adotar boas práticas em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da População Idosa (6).

Parabéns a Goiás por aderir ao Pacto Nacional!

Mas… e o seu município já aderiu ao Pacto?

Então, fica o desafio!

Pois, afinal, se Deus permitir, você, durante um bom tempo, fará parte do grupo da pessoa idosa!

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

 

Brigadeiro Bragança

Comandante da Base Aérea de Anápolis em 2008-2009

 

 

 

Deixe um comentário