Home Últimas Notícias Autódromo de Goiânia recebe Campeonato de Ciclismo Virtual

No ciclismo virtual, cada atleta desempenha individualmente suas pedaladas em um simulador que reproduz os traçados reais das pistas, competindo com outros ciclistas espalhados em qualquer lugar do mundo. No Tour de Goiânia cada ciclista vai dar virtualmente 10 voltas no traçado de 3,9 km do autódromo

Publicado: 23.09.2021

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna vai ser palco de uma competição de ciclismo, mas desta vez de uma maneira diferente. No próximo dia 16 de outubro, o traçado do circuito goiano vai ser o cenário para a penúltima etapa do primeiro Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual. Será a primeira vez que a praça esportiva vai participar deste tipo de competição.

No ciclismo virtual, cada atleta desempenha individualmente suas pedaladas em um simulador que reproduz os traçados reais das pistas, competindo com outros ciclistas espalhados em qualquer lugar do mundo. A modalidade teve um grande crescimento, principalmente por conta da chegada da pandemia de Covid-19, com a possibilidade de manter atletas em competição, mesmo em tempos de isolamento social.

No Tour de Goiânia cada ciclista vai dar virtualmente 10 voltas no traçado de 3,9 km do autódromo. No último mês foi feito um mapeamento do circuito, a partir de imagens posicionadas em carros de passeio. Posteriormente, o material é trabalhado em um software que reproduz todos os detalhes da pista em realidade aumentada no simulador. Na última etapa, 380 ciclistas participaram da prova, que teve como cenário a cidade de Florianópolis. A expectativa para a etapa de Goiânia é ter a participação de cerca de 500 competidores, sendo muitos atletas estrangeiros.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, comemorou a inclusão do Autódromo de Goiânia na recém-criada competição. “O nosso autódromo é um dos mais queridos dos pilotos de todas as categorias do Brasil, que adoram vir correr aqui. Agora também vai ser desfrutado por vários ciclistas de forma virtual, em uma nova forma de competir, com o uso da tecnologia. Para nós essa visibilidade traz um retorno de imagem muito legal para o nosso circuito, que fica com o seu traçado cada vez mais conhecido”, destacou o secretário.

Todas as outras etapas do Campeonato Brasileiro foram realizadas utilizando circuitos de rua. Esta será a primeira vez que um traçado de autódromo será utilizado. Para o diretor técnico da Ciclismo Virtual, Schubert Abreu, a principal vantagem para o Autódromo de Goiânia será a divulgação da praça esportiva para ciclistas de outros lugares do Brasil e de todo o mundo. “Praticamente a metade de nossos competidores são de fora do Brasil. Então muitos pedalam nestes cenários de forma virtual, e a sensação de realidade aumentada desperta neles a vontade de conhecer esses cenários de forma presencial. Acaba sendo uma divulgação fantástica para os lugares que sediam as etapas”, ressaltou.

A temporada de 2021 começou em março, com um circuito de Belo Horizonte. Nas etapas seguintes foram utilizados cenários de Brasília, Rio de Janeiro, Serra do Rio Branco-SC e Florianópolis. Depois do Autódromo de Goiânia, a última etapa terá como tema a cidade de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer (Seel-GO)

 

Deixe um comentário