Home Últimas Notícias Governador Ronaldo Caiado empossa novo comandante da DGAP

Josimar Pires é o primeiro policial penal a assumir o comando do órgão. Medida resgata compromisso do governador em nomear servidor efetivo do sistema de segurança prisional para função. Em evento conjunto, Caiado participou da formatura de 44 novos policiais penais que passam a compor o quadro efetivo

Publicado: 11.02.2022

Fotos: Secom

O governador Ronaldo Caiado deu posse, nesta quarta-feira (9/2), ao novo diretor-geral de Administração Penitenciária, o policial penal Josimar Pires, em solenidade no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Em evento conjunto, Caiado participou da formatura de 44 novos policiais penais que passam a compor o quadro efetivo do sistema de segurança pública do Estado de Goiás.

O novo titular da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) é o primeiro policial penal a assumir o comando da instituição. A condução ao cargo, ocorrida em dezembro, atende ao compromisso assumido pelo governador em nomear um servidor de carreira da ativa. “Assim, vocês se sentem honrados, respeitados e comprometidos com a responsabilidade de cada um”, frisou Caiado, que assegurou: “penitenciária não é quartel-general de bandido em Goiás. Ali, é para cumprir a lei, a pena, e não para comandar o crime.”

Com a designação, Josimar Pires comanda a Polícia Penal e todo o sistema prisional goiano, que compreende nove coordenações regionais e 95 unidades prisionais do Estado. “É estrutura fundamental para o sucesso da Segurança Pública na gestão Caiado. O controle feito no sistema prisional tem reflexos imediatos nas ruas”, comentou o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda.

“O comando da Polícia Penal é a maior e mais importante missão da minha carreira, que assumo com o compromisso de contribuir para a manutenção de Goiás como destaque entre os demais Estados do Brasil”, afirmou Josimar. Graduado em pedagogia e direito pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), o novo diretor-geral atua no sistema prisional desde 2010.

O novo diretor-geral também destacou que sob a diretriz do governador, Goiás tornou-se um Estado “onde o crime não compensa e o preso trabalha e estuda”. Relatou que o sistema prisional evoluiu sobremaneira, com investimentos em estrutura, efetivo e qualidade profissional. “Em 2019, mesmo em dificuldades econômicas, o governador autorizou concurso público para efetivação de 500 policiais penais”, lembrou. “Hoje, temos a grata satisfação de formar e entregar ao nosso Estado mais 44, que serão importantes nesta caminhada”, disse.

Formatura

Os 44 concluintes da oitava turma do Curso de Formação de Policiais Penais passam a compor o quadro efetivo de servidores da DGAP, distribuídos em nove regionais prisionais. Os formandos foram aprovados no concurso realizado em 2019, primeiro certame na gestão do governador Ronaldo Caiado. Foram aprovados 500 novos servidores para reforçar o efetivo do sistema prisional, um aumento de mais de 10%. “Vão sair hoje com a responsabilidade de representar a Segurança Pública de Goiás. Sintam-se respaldados e respeitados pelo governador”, ponderou Caiado.

“Chegado esse momento, o coração transborda e lembramos de tudo que passamos até chegar aqui. A luta para esta conquista foi árdua”, contou Fagner Tarso Oliveira Cysneros, ao falar em nome da turma. “Sairemos por aquela porta como policiais penais e faremos parte, juntamente com as forças coirmãs, da melhor polícia do Brasil”, finalizou o formando.

Também participaram da solenidade o desembargador Anderson Máximo; os deputados federal Delegado Waldir e estadual Coronel Adailton; o presidente-comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), Wellington Paranhos Ribeiro; o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), Alexandre Pinto Lourenço; o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto; e o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Deixe um comentário