Home Últimas Notícias Detran promove ações educativas em nove municípios

A última semana do Maio Amarelo será marcada por blitzes e atividades voltadas à adoção de comportamentos seguros no trânsito. Atividades buscam estimular o debate sobre a necessidade de construção de um trânsito mais humano

Publicado: 26.05.2022

A última semana do Maio Amarelo 2022 será marcada por ações educativas em nove municípios, entre eles Goiânia e Aparecida. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), por meio da Escola Pública de Trânsito, promoverá blitzes educativas em parceria com secretarias municipais de trânsito, palestras em empresas e ações que sensibilizem a população a importância da adoção de comportamentos seguros no trânsito.

As atividades buscam estimular o debate sobre os altos índices de acidentes no Estado e no país. Estima-se que mais de 30 mil pessoas percam a vida em acidentes de trânsito por ano. Goiás não foge à regra. Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que mais de 1600 mortes ocorrem anualmente no Estado. Para ajudar a reverter esse quadro, o Detran tem intensificado as ações educativas.

Durante as atividades, educadores distribuem material informativo e conversam com os usuários da via sobre a importância do respeito à leis de trânsito. As abordagens focam os riscos da combinação de álcool e direção e do excesso de velocidade. Também são pontuadas as necessidades do uso do cinto e do transporte correto das crianças.

O Maio Amarelo 2022 tem como slogan “Juntos Salvamos Vidas”. A proposta remete à reflexão sobre o papel de cada um para a redução dos índices de acidentes de trânsito. As ações programadas pelo Detran buscam suscitar junto a pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores a ideia de que pequenos gestos como o uso correto dos equipamentos de segurança ou a observância das regras de circulação podem contribuir para melhoria do trânsito.

O objetivo do Maio Amarelo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

Confira abaixo a  programação:

25/05 – Blitzes educativas em Inhumas (8h), Itumbiara (14h) e na

Disbral, em Goiânia, (11h).

26/05 – Blitzes Educativas em Itumbiara (8h), Santa Helena (14h) e Catalão (14h).

27/05 – Palestra sobre educação de trânsito na Secretaria da Saúde (9h); Blitzes educativas em Catalão (7h) e Rubiataba (8h30).

28/05 – Ação educativa com crianças e associados da Aciteg no Cel da OAB (7h30).

29/05 – Blitz educativa em Terezópolis; Ação educativa no Pedal Retrô em Goiânia.

30/05 – Palestra sobre educação de trânsito para os funcionários do Instituto Neurológico (8h30)

30 e 31/05 – Blitzes educativas em Crixás.

31/05 – Detranzinho no Colégio Estadual Nhanhá do Couto, em Goiânia – a partir das 7h.

Fonte: Detran – Governo de Goiás

Deixe um comentário