Home Últimas Notícias Goiás lança Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

O plano é resultado da construção articulada do Comitê Gestor da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, composto por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil e de universidades. Lançamento será pelo Facebook da Seds

Publicado: 14.06.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), lança nesta terça-feira (14), o 1º Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, durante uma live, às 10 horas, no Facebook da Secretaria. O evento contará com as participações do secretário Wellington Matos e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Conselho Estadual da Mulher (Conem). A transmissão será no auditório da Seds, na Praça Cívica, em Goiânia.

O plano é resultado da construção articulada do Comitê Gestor da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, composto por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil e de universidades, criado em 2019, quando foi instituído o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência contra a Mulher, cujo lema é: “Em Goiás, quem agride uma mulher está agredindo um Estado inteiro”.

Diretrizes

De acordo com titular da Seds, o plano se configura como um instrumento sistematizador das ações a serem implementadas em Goiás para garantir o direito de as mulheres viverem sem quaisquer tipos de violência. “Sua finalidade é reduzir a desigualdade de gênero, que se apresenta como uma questão cultural”, explica.

A superintendente da Mulher e Igualdade Racial, Rosi Guimarães, destaca que a violência doméstica e familiar contra as mulheres envolve diferentes dimensões e, por isso, foram eleitos diretrizes e eixos específicos para o plano.

Entre as diretrizes, estão prevenção, sensibilização e educação sobre a violência doméstica como uma questão estrutural e histórica de opressão das mulheres; a formação e capacitação de profissionais para a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher; a investigação, punição e monitoramento da violência doméstica; e a estruturação das redes de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.

Serviço:

Assunto: Lançamento do I Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres
Quando: Terça-feira (14/06) às 10h
Onde: Facebook da Seds
Local da transmissão da live: Auditório da SEDS, Nº 332 (em frente a Rua 10, Centro)

https://www.facebook.com/382937873869584/posts/382937827202922

Deixe um comentário