Home Últimas Notícias Escola de Meio Ambiente de Goiás capacita 2,2 mil pessoas

Assunto foi pauta do 11º episódio do Semadcast, que foi ao ar nesta quinta-feira (13/06) (Foto:Semad)

Publicado: 15.06.2024

Fundada há cerca de um ano, a Escola de Meio Ambiente do Governo de Goiás (Emago) registra 2,2 mil pessoas capacitadas em mais de 50 cursos. A escola faz parte da estrutura da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o assunto foi pauta do 11º episódio do Semadcast, o podcast da pasta, que foi ao ar nesta quinta-feira (13/06).

“Desde que a missão foi repassada, a secretária Andréa Vulcanis nos chamou e disse: precisamos capacitar imediatamente todos os públicos-alvo. Elaboramos um plano de capacitação, que já alcançou 2,2 mil pessoas. Em um ano, a despeito de estarmos na fase de elaboração de planejamento e de fluxos pedagógicos, já são mais de 50 cursos realizados”, afirma o gerente responsável pela Emago, Marcos Valverde.

ESCOLA DE MEIO AMBIENTE

Marcos afirma que a maior parte dos alunos capacitados no período são do corpo técnico da própria Semad, que tem mais de 600 servidores, e funcionários públicos municipais que atuam em gestão ambiental no âmbito das prefeituras. Aproximadamente mil servidores municipais passaram pela Emago só em 2024. Mas as inscrições são abertas a qualquer pessoa.

O gerente lembra que a Constituição brasileira, no artigo 39, aponta o investimento em qualificação como dever do poder público. E diz que pesquisou o trabalho desenvolvido em outros órgãos institucionais antes de criar a escola do Governo de Goiás.

“Um dos primeiros passos que tomamos na estruturação foi um bench marking com o que acontece em todas as escolas do País. Visitamos o Ibama, ICMBio, Ministério Público e outros estados. Essa interação continua acontecendo, porque a troca de ideias é determinante na geração de conhecimento”, afirma Marcos.

O gerente diz que a Emago tem o mérito não só de capacitar, mas de reunir técnicos em ambiente de sala de aula para resolver dilemas que fazem parte do cotidiano da administração pública. “Técnicos se encontram, discutem assuntos em comum. Internamente e com colegas do mercado, de outros estados”.

Os cursos da Emago são ministrados em ambientes disponibilizados por parceiros, como o Hub Goiás e os auditórios do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, mas uma sede será construída no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp).

“Importante também dizer que a gente está aberto a sugestões. Que curso você acha que seria interessante? Tem um formulário disponível na página da Escola só para acolher esse tipo de feedback”, complementa o gerente.

O episódio 11 do Semadcast está disponível nos principais agregadores de podcast, como Spotify, e no Youtube. Ouça abaixo:

Deixe um comentário