Home Editoriais Cidades Professor Pedatella recebe título Doutor Honoris Causa

MARCOS AURÉLIO SILVA

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao professor Vicente Pedatella Netto, em reconhecimento à sua trajetória na consolidação da instituição e do ensino superior público estadual em Goiás. A cerimônia de titulação foi realizada no auditório do campus Henrique Santillo, em Anápolis, como parte da programação do 87º Conselho Universitário, na noite da última terça-feira (4).

O professor recebeu o título das mãos de Fabiana Mariano Pedatella Queiroz e Flaviane Marcília Pedatella Jaime – suas filhas e servidoras da UEG. O professor Pedatella, que foi um dos fundadores da Universidade de Anápolis (Uniana), que deu origem à UEG, não escondeu a emoção durante a cerimônia. Ele usou o seu discurso para agradecer a todos que estiveram ao seu lado durante sua trajetória. “A minha felicidade em receber esse título é ainda maior por dividir esse momento com professores, funcionários e demais pessoas que fizeram a história da Facea [Faculdade de Ciência Econômicas de Anápolis] e da Uniana junto comigo”, assinalou.

Para o homenageado, o título de Doutor Honoris Causa é fruto da dedicação que ele teve com o ensino superior em Goiás. “Educação é o principal de um País. É uma luz que vai iluminar nossos caminhos. Quando se vê a educação sendo levada a vários municípios, isso só pode trazer benefício. Trabalhamos com esse propósito. Só poderia me sentir honrado”, apontou.

Para o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, Pedatella desempenhou um papel fundamental na história da instituição. Ele lembrou ainda que o professor contribuiu de forma significativa para o aumento da oferta de cursos no momento em que a Facea se expandia e fortalecia as bases que formaram a atual UEG.

“Conceder esse título é o reconhecimento da contribuição do professor para nossa universidade. Este é um título que entregamos com alegria e nos sentimos muito honrados em fazê-lo”, afirmou o reitor da UEG, destacando ainda que o trabalho do professor foi um importante instrumento de transformação na vida de milhares de pessoas no Estado.

Glória Marreto faz parte da equipe de Relações Públicas da Coordenação Geral de Comunicação da UEG e acompanhou, como servidora, a transição da Uniana para UEG. Ela relata que o discurso do homenageado a fez voltar no tempo. “Escutar o professor Vicente foi uma volta ao passado. Foi relembrar toda uma história, tanto pessoal quanto profissional, da formação dessa universidade”, observou.

O coordenador do curso de Administração, professor Waldir Ribeiro Guimarães, amigo de Pedatella pontuou sobre a importância do professor para o desenvolvimento da instituição. “Hoje, a UEG resgata e reconhece a história de alguém que é fundamental em sua formação”, atestou. Para o diretor do campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Marcelo José Moreira, a solenidade representou o resgate da história da própria instituição enquanto universidade integrada. “A UEG é o resultado dos esforços empreendidos pelo professor Pedatella e esse momento representa o reconhecimento desse trabalho”, expôs.

A entrega da honraria fez parte das comemorações dos 30 anos do curso de Administração do Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, fundado durante a gestão do professor Vicente como diretor da Facea.

Trajetória
Formado em Ciências Econômicas na Facea, Vicente Pedatella ingressou como docente na mesma instituição, que anos depois deu origem à Universidade Estadual de Anápolis (Uniana) e que, em 1999, juntamente com outras 14 instituições de ensino superior do Estado, ajudou a formar a multicâmpus UEG.

Durante sua gestão a frente da Facea, em 1986, Vicente ampliou a gama de cursos da Faculdade com a abertura de licenciaturas em Geografia, História, Letras e Ciências e com o curso de Tecnologia em Processamento de Dados.

Em 1990 a Facea se tornou Uniana e Vicente Pedatella assumiu o cargo de reitor, o desempenhando até o ano 2000.

Deixe um comentário