Home Editoriais Economia Marconi discute com Levy possibilidade de recursos para Goiás ...

O governador Marconi Perillo (PSDB) esteve na quinta-feira (25/06) com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília, discutindo a possibilidade de concessão de novos recursos para o financiamento de obras em Goiás. Os dois ainda conversaram sobre a concessão dos ativos da Celg, que deve ser realizada pelo governo federal ainda neste ano, e sobre a próxima reunião do Confaz, que acontece no Rio de Janeiro, no dia 15 de julho, quando se espera chegar a um consenso sobre os incentivos fiscais.

O governador, que estava acompanhado da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, disse estar confiante e otimista com a possibilidade de novos aportes para Goiás. “Tudo foi colocado de forma clara para o ministro Levy. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais nossa economia”, disse.

“Na pauta sempre estão assuntos de interesse tanto do governo de Goiás quanto do ministério [da Fazenda], como a dívida do Estado, ICMS, Confaz, novos empréstimos, como Goiás pode ajudar no ajuste fiscal realizado pelo governo federal e o seu impacto nas contas públicas regionais. Nessa reunião de hoje voltamos a discutir esses assuntos. Caminhamos cada vez mais para uma parceria que atenda aos interesses de ambas as partes”, avaliou a secretária.

Ana Carla disse que o ministro Joaquim Levy tem sido “acessível e sensível” aos pleitos e temas levados por Goiás. “O governador Marconi Perillo tem sido um protagonista no apoio ao ajuste fiscal realizado pelo ministro Levy no País, com os resultados alcançados por Goiás. Nós, do governo de Goiás, temos feito nosso dever de casa, com ajustes necessários, para o crescimento da economia. Isso gera uma interlocução positiva com o ministério”, avaliou.

Previdência

Além da possibilidade de novos recursos junto ao Ministério da Fazenda, Goiás vai firmar parceria com o Ministério da Previdência Social para discutir medidas de sustentabilidade previdenciária do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Marconi Perillo, após reunião também na quinta-feira (25) com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Entre os assuntos abordados está a possibilidade de adoção do sistema de previdência complementar para os servidores públicos estaduais.

Gabas disse que a reunião foi importante para apresentar ao governador os planos que estão sendo implementados no governo federal com o objetivo de equilibrar as contas previdenciárias. “Mostramos ao governador as medidas que vêm sendo tomadas pelo governo federal para que a previdência mantenha sua sustentabilidade”, disse.  Ele garantiu que sua equipe técnica vai contribuir com o governo de Goiás nesta discussão. “Tiramos um calendário conjunto. Vamos a Goiás continuar esta discussão”, afirmou o ministro.

Deixe um comentário